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quinta-feira, 19 de março de 2015

DESENHOS ANTIGOS ESQUECIDOS - PIRATA DO ESPAÇO

Quem se lembra do desenho animado "Pirata do Espaço?"
Esse desenho animado tinha como personagens principais Joe e Rita, sendo que Rita não é do Planeta Terra, é ela é de uma estrela chamada Gailar. A trama desse desenho inicia-se no planeta de Rita, onde o vilão Geldon se auto proclama o soberano do planeta, e tem como um dos seus objetivos, conquistar o Planeta Terra, utilizando a nave Pirata do Espaço, que foi construída pelo pai de Rita, que por não concordar, foi preso pelos soldados do imperador Geldon, mas Rita consegue fugir com o Pirata do Espaço, e cai no planeta Terra, especificamente no Japão, onde ela conhece o Professor Hideki Tobishima, responsável pela base aérea de Akane, e  Joe Kaizaka, que seria futuramente, o companheiro de Rita no Pirata do Espaço na luta contra os Robôs Bomba do Império Gailar, que tentavam conquistar a Terra.

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O Pirata foi uns dos desenhos animados que particularmente fascinava, é até inexplicável, mas a criançada delirava de alegria quando ele se transformava em Robô, ou quando soltava aquela bomba final, ( Torpedo Voador ) que destruía totalmente o inimigo.







Personagens:
• Jo Kaizaka – Piloto de acrobacias, tornou-se ao lado de Rita, piloto do Pirata do Espaço, secretamente se apaixonado por ela. Órfão em tenra idade, é filho adotivo do Prof. Tobishima e mesmo tendo um temperamento difícil, sua lealdade aos amigos é inquestionável;

• Rita – Gailariana, filha do cientista renegado prof. Yan, que desenvolvera o Pirata do Espaço, aparelho que pilota ao lado de Jo, a quem ama em segredo. Enfrenta com frequência o dilema de combater o próprio povo;

• Professor Hideki Tobishima – Piloto militar reformado, veterano da Segunda Guerra Mundial, chefe do aeroporto – e futura base área – Akane. Bom estrategista, comandava as missões em terra. Também era respeitado e estimado na vila de Akane, a quem todos recorriam em busca de conselhos. Apesar de sua personalidade rígida, austera e explosiva, era muito amoroso e compreensivo, tanto que era uma figura paterna para Joe - e eventualmente também para Rita devido à ausência do Prof. Yan;

• Baku – Também um veterano piloto da II Guerra, serviu na mesma esquadrilha de Tobishima. Trabalhava como um dos pilotos comerciais da equipe e, após a chegada do Pirata do Espaço, também como piloto de reconhecimento. Suas bebedeiras e brigas com o jovem Sabu estavam entre as principais fontes de humor da série. Mantinha um avião biplano chamado Dragão Vermelho e acaba morrendo para impedir que a base fosse destruída.;

• Sabu – Um garoto que faz parte da equipe da base, trabalhando como auxiliar de escritório e aprendiz de mecânico. Gostava de pregar peças, sobretudo em Baku; embora estas fossem toleradas na maioria das vezes, uma vez dançou pelado em frente a um grupo de garotas visitantes e isso quase lhe custou o emprego, pois isso despertou a fúria do Professor Tobishima. Foi preciso que Jo ameaçasse deixar a Base se ele e Baku (que ajudou na armação) não fossem readmitidos;

• Ippei – O mecânico da base. Às vezes perdia a paciência quando os combates "desconsertavam" seus consertos nas aeronaves;

 Gen – Exímio pescador e mergulhador, poderia viver tranquilamente do mar, mas seus sonhos estão acima do horizonte: desejando ardentemente ser piloto, vai com frequência à base Akane pedir a Jo e ao Professor que o ensinem a voar. Também estava presente quando o Pirata foi descoberto, sendo um dos poucos "de fora" que conhecem o segredo de sua localização. Mesmo não podendo travar um combate aéreo (outro sonho que passou a nutrir com a chegada do Pirata), ajuda sempre a equipe da base a localizar ameaças subaquáticas. Nota: a pronúncia correta do nome de Gen é "Guen", mas ele é chamado "Jen" na dublagem brasileira;

• Masato – Um garoto que fica órfão após um ataque de Gailar e sofre de doença terminal devido à radiação das bombas. De princípio culpava Rita pelo acontecido, mas Jo o fez perceber o erro que estava cometendo.

 Professor Yan – Engenheiro e pai de Rita – que ela julgava estar morto – descobre estar vivo (episódio 29). Finalmente pai e filha se reúnem no final da série.

• Chefe Yoshida – Comandante militar do Japão. Diante da impotência de suas forças contra Gailar, sempre solicita apoio do Pirata do Espaço.

• Imperador Geldon – O grande vilão da série. Originalmente chefe militar das missões de pesquisa de Gailar, proclama-se imperador do novo império Gailar após assassinar o soberano verdadeiro e ordena a invasão da Terra.

• Chefe Gólen – Cientista do império Gailar, desenvolve as armas e robôs-bomba utilizados nos ataques à Terra. Rivaliza com Dagar pelas atenções do imperador.

• General/Marechal Dagar – Primeiro comandante militar de Geldon. Rival de Gólen, sonha em derrubar Geldon e tomar para si o posto de imperador. Após morrer numa batalha com o Pirata do Espaço, foi sucedido por Dógus.

 Marechal Dógus – Ciborgue, torna-se comandante militar gailariano após a morte de Dagar. É apoiado por Gólen, que desenvolveu as partes mecânicas de seu corpo.
                                                      
Armas
O Pirata do Espaço tinha várias armas para combater o Império Gailar, dentre elas: Bolas de fogo (atiradas das antenas), Metralhadora Pirata, Míssil Pirata, Míssil Final - única das armas do Pirata que podia ser direcionada para trás. Aliás, isso era um dos pontos fracos da nave, Míssil Pescoço, Míssil Disco-Voador, Flecha Azul, Bumerangue Pirata (discos "meia-lua", que saiam do alto da cabeça entre as antenas), Soco Pirata - quando transformado em robô, Sônico (saía do "nariz"), Arco-íris Relâmpago (saía da "boca"), Torpedo Voador - arma mais poderosa. Um Torpedo Gigante, com enorme poder de destruição; sozinho, o Torpedo Voador causava mais danos ao robô-bomba inimigo do que todas outras armas do Pirata do Espaço combinadas, porém, tinha duas desvantagens. Primeiro, por ser muito grande, pesado, e ocupar praticamente todo o espaço do "peito" da nave, só era possível levar um Torpedo para cada combate. Por isso, geralmente só era usado para finalizar o confronto, quando já se tinha certeza de que o inimigo seria aniquilado, como o golpe de misericórdia, pois, uma vez acionado, não haveria outro. Segundo, só podia ser usado na configuração de nave, ou seja, apenas nas batalhas aéreas, pois não havia como dispará-lo do peito na forma de robô, a não ser que fosse pra atirar de cima pra baixo ou quando estivesse de bruços ou deitado
No Japão, Pirata do Espaço foi uma criação menor do estúdio Dynamic Pro, do desenhista Go Nagai, veterano de histórias violentas e polêmicas. O autor é famoso no Japão principalmente por sua longa série Mazinger (de 1972), a primeira a mostrar um robô gigante pilotado. Até então, os robôs ou tinham vida própria ou eram controlados à distância.
A produção, mesmo para a época, era descuidada e repleta de erros de edição, sincronia e até de proporção nas figuras. Porém, sem similares no Brasil, as aventuras emplacaram diversas reprises, com grande sucesso na época.
Com personagens carismáticos em histórias repletas de situações mirabolantes, o Pirata do Espaço manteve acesa a chama dos animês no Brasil numa época em que essas produções praticamente haviam sumido das programações de TV.
O Pirata do Espaço foi apresentado na extinta TV Manchete, entre 1983 e 1985.

Créditos:Omelete, Wikipédia

Assista abaixo o primeiro episódio completo e dublado.

terça-feira, 10 de março de 2015

SAIBA COMO CADASTRAR A SUA CRIANÇA EM CEI ESPECÍFICA



Uns dos grandes problemas que estamos tendo no nosso CEI, é atender a solicitação de alguns pais de colocar a criança para concorrer à vaga de CRECHE ESPECÍFICA, pois, após reativar o cadastro da criança, o próximo passo é entrar no sistema e colocar  a escola que os pais optaram, mas ao entrar na página, o sistema só habilita o campo para colocar o setor, os demais campos ficam desabilitados, impossibilitando a prestação de serviço adequada aos pais. Quando isso ocorria, a informação errônea que era dado aos pais, é que somente no ato da desistência da vaga, é que haveria a possibilidade de cadastrar a criança na escola específica. Devido a grande dúvida, a direção da escola solicitou que o setor responsável na DRE da nossa região, esclarecesse e orientasse qual era o passo à passo para efetivar esse cadastro.
Pois bem, com os esclarecimentos da DRE (Diretoria Regional de Educação), descobrimos que para que esse serviço possa ser feito com êxito, o protocolo a ser seguido fielmente é o seguinte:

1º) A Escola é OBRIGADA entrar em contato com os pais ou responsáveis, informando a convocação da criança para EFETIVAR A MATRÍCULA;

2º) Após o contato da escola, os pais vão no dia e horário estabelecidos pela unidade escolar para Efetivar ou Não Efetivar a matrícula;

3º) Caso os pais não desejarem a vaga, o secretário da escola vai clicar em RECUSAR MATRÍCULA;

4º) Após RECUSAR MATRÍCULA, clicar em DESISTÊNCIA DE VAGA e será gerado o protocolo de desistência, que deverá ser assinado pelo pai ou responsável. 

Com o procedimento acima, quando os pais forem reativar o cadastro da criança, a escola que fizer esse procedimento de reativação conseguirá cadastrar a ESCOLA ESPECÍFICA.

Mas por que muitas escolas não estão conseguindo cadastrar a ESCOLA ESPECÍFICA?
Resposta: Muitos CEIS, na sua grande maioria, Conveniados e Indiretos, estão descumprindo a orientação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, de EFETIVAR A MATRÍCULA somente após o comparecimento dos pais ou responsáveis na Unidade Escolar, e estão MATRICULANDO primeiro a criança e depois é que estão ligando para os pais irem na escola somente para entregar os documentos da criança.
Ao MATRICULAR a criança antes de comunicar os pais, a escola está tirando o direito dos pais que tem o desejo da sua criança concorrer para uma Escola Específica, pois ao fazer esse procedimento, o sistema desabilita essa opção de escolha de Escola, por esse motivo, as escolas não estão conseguindo cadastrar a escola específica no ato da Reativação do Cadastro.

Mas qual é a principal desculpa das escolas MATRICULAREM sem avisar primeiramente os pais? 
Resposta: A principal desculpa é que o prazo para matricula pode vencer, e a criança perde a vaga. 

Mas se é errado matricular antecipadamente, qual é o procedimento para que isso não ocorra?
Resposta: Os pais tem a obrigação de manter os telefones e o endereço atualizados, e a escola tem a obrigação de acompanhar com muita atenção o ENCAMINHAMENTO DE CRIANÇAS.

O que a Secretaria Municipal de Educação poderia fazer?
Resposta: A SME poderia ter um setor de fiscalização rigorosa, pois ocorrem muitos casos dos CEI Conveniados e Indiretos MATRICULAREM a criança e não entram em contato com os pais, levando em conta que eles recebem por cabeça, para onde vai o dinheiro da criança fantasma? Fato real: Uma vez uma mãe foi numa escola para saber a posição da criança na fila de espera, e qual foi a surpresa, a criança estava matriculada a 8 meses, mas nunca frequentou a escola, pois a escola nunca entrou em contato; detalhe, os telefones estavam todos atualizados. A partir dai, começaram a surgir vários casos, e sempre com a mesma escola, até que um dia a Prefeitura fechou a tal escola.

Resumindo, para dar o direito de escola especifica a uma criança, NÃO PODE EM HIPÓTESE ALGUMA MATRICULAR, a criança tem que permanecer no EFETIVA MATRICULA!

segunda-feira, 9 de março de 2015

MACONHA, LEGALIZE JÁ?

A maconha pode ser considerada a droga mais polêmica que existe no mundo, pois há muitas pessoas que defendem a sua legalização em forma de cigarros, pois entendem que ela não causa nenhum maleficio, mas existe uma corrente, formada pela grande maioria das pessoas, que entendem que a maconha é uma droga com um grande poder de destruição, pois consome o viciado, bem como a sua família. Diante dessa afirmação que a maconha é prejudicial a saúde, poderíamos finalizar esta postagem com esta conclusão, mas essa conclusão seria muito parcial, pois os mesmos cientistas que concluíram que que essa droga é perigosa, também concluíram que essa mesma droga pode ser um "santo remédio" para alguns tipos de doenças, mas existem muitas dúvidas acerca da maconha do "mal" e a maconha do "bem" ( Se é que podemos dizer assim ), por esse motivo o FORSALE entrevistou o Doutor Neuri Pires, Psicólogo, Especialista da UNIFESP em Medicina Comportamental e Terapias Cognitivas para tratamento de Álcool e Outras Drogas.

                                                                         FORSALE:  Qual a sua definição sobre a maconha?
Dr Neuri: A maconha é uma substância psicoativa capaz de alterar o funcionamento do cérebro em suas condições normais.  A maconha é considerada uma perturbadora do sistema nervoso central, ou seja, ela faz com que a pessoa tenha alteração da senso-percepção e fique “desligada” do tempo e espaço. Por exemplo, após ter feito o uso, a pessoa pode achar que tenha passado três horas, quando na verdade só passou meia hora.


FORSALE: A maconha vicia?
Dr Neuri: Primeiramente não utilizamos esse termo “vicio”, pois ele é pejorativo e estigmatizante, entretanto sabemos que ela causa dependência com o uso continuado.

FORSALE: Quais os efeitos prejudiciais à saúde que ela pode provocar?
Dr Neuri: A maconha causa, em curto prazo, déficit cognitivo e de memória, mas que revertidos quando se cessa o uso. Em longo prazo, há diversos estudos que apontam um prejuízo da memória, falta de concentração, síndrome amotivacional (perda da vontade de fazer tudo) e em alguns casos pode desencadear um surto psicótico ou quadro esquizofrênico (principalmente se a pessoa já tem uma pré-disposição genética). Como se ele fosse uma “chave” que “abre uma porta”, mas que talvez nunca fosse aberta. O uso também pode acelerar ou antecipar um transtorno mental. Claro que devemos estar atentos a outros fatores envolvidos para o aparecimento da doença. Por isso uma avaliação com o especialista é necessária.

FORSALE: Muitas drogas autorizadas pela ANVISA podem causar dependência, qual é a diferença da dependência provocada pelas drogas legalizadas, com a dependência provocada pela maconha?
Dr Neuri: Fato: são drogas para uso médico e só podem ser prescritas por eles. Com isso supõe-se que há um controle (por exemplo, aviamento de receitas) e com o acompanhamento médico, o individuo não corre risco de tornar-se dependente de uma droga caracterizada como “legal”.

FORSALE: Parece que a maconha tem algum princípio ativo que pode ser considerado um remédio para a cura de várias doenças, realmente existe esse principio ativo?
Dr Neuri: Não chamamos de cura, mas de um auxilio para o tratamento de algumas doenças crônicas. O principio ativo é chamado de Delta-9-tetrahidrocanabinol, de onde é retirado e feito a medicação (canabidiol) a base dessa substância.

FORSALE: Para qual(is) doença(s) ela pode utilizada como remédio?
Dr Neuri: Pode ser utilizada para pacientes que realizam quimioterapia (diminui o enjôo e vômitos), com esclerose múltipla, portador da AIDS, dor crônica, glaucoma entre outros.

FORSALE: Se ela serve de remédio, então por que não é liberado pela ANVISA?
Dr Neuri: Recentemente, devido aos processos jurídicos promovidos por algumas famílias brasileiras, a medicação a base de THC foi classificada no eixo de drogas permitidas para o tratamento, ou seja, ela deixa ser proscrita e pode ser prescrita para fins terapêuticos  e médicos auxiliando no controle de sintomas de algumas doenças.

FORSALE: Existe diferença entre a ação provocada pelo efeito causado pela maconha ao fumá-la, com o de utilizá-la como remédio?
Dr Neuri: Sim, a inalação da maconha vai direto para área vascularizada dos pulmões e segue direto para o cérebro dando o efeito sugerido pelos usuários.  A droga sintetizada no laboratório e para fins terapêuticos age em receptores específicos  do cérebro que atuam diretamente no problema, ou seja, não causam dependência.

FORSALE: O uso da maconha contribui para a violência?
Dr Neuri: Essa é uma questão complexa, pois o uso em si da droga não é fator de risco para violência. Infelizmente, com a cultura advinda do EUA de “guerra as drogas”, popularizaram essa crença na sociedade e no inicio da década de setenta muitos usuários de maconha foram presos por isso e desencadeou um aumento significativo de prisões entre pessoas negras, adolescentes e sem ficha anterior, promovendo a discriminação e segregação racial.

FORSALE: Como proceder caso alguma pessoa seja ou tenha conhecido que seja dependente da maconha e deseja deixar o vício?
Dr Neuri: A dependência em si, precisa de tratamento, sabemos que é possível parar sem qualquer tipo de tratamento, mas isso ocorre numa pequena parcela da população. A sua grande maioria precisa de tratamento e devemos pensar que para cada pessoa há um tipo de tratamento. Não devemos nunca forçar o individuo a fazer algo que ele não queira. Internação não é um recurso para tratar a dependência da maconha, isso só contribui para aumentar o estigma e preconceito associado a problemática das drogas. Com a participação da família e o envolvimento da sociedade podemos prover um cuidado e se pensarmos na prevenção como estratégia ser utilizada, com certeza estaremos evitando com que nossos jovens não faça uso de drogas.

FORSALE: Dr Neuri, nós agradecemos pela entrevista, e queremos dizer que foi uma grande honra em ter um profissional de alta qualidade contribuindo com o nosso blog.
Dr Neuri: Eu que agradeço essa oportunidade, parabéns pelo blog.



Neuri Pires das Merces
CRP 06/71041
Psicólogo Clínico Cognitivo Comportamental
Mestre em Ciências da Saúde - EEUSP
Especialista em Medicina Comportamental e Terapias Cognitivas para Tratamento de Álcool e Outras Drogas - UNIFESP
Membro do Grupo de Pesquisa em Álcool e Outras Drogas - GEAD USP
Supervisor EAD - Fé na Prevenção UNIFESP/SENAD

Contato:
(11) 98644-3195 - R. Clélia, 339 - Perdizes, São Paulo, SP.
(13) 99155-7989 - Av. Presidente Costa e Silva, 609, Conj. 404, Sala 05 - Boqueirão
E-mail: neuri@usp.br

*Deixe seu comentário abaixo.


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

"ÃO, ÃO, ÃO, SEGUNDA DIVISÃO!

No mundo do futebol, quando um determinado clube desce para a segunda divisão, geralmente, os jogadores são os mais cobrados por tal humilhação, pois muitos entendem que são eles que tem a maior responsabilidade, pois são eles que jogam bola, mas na verdade, quando um clube cai para a segunda divisão, a queda começou bem antes, talvez em muitos anos atrás, onde os dirigentes do clube não fizeram bons investimentos, contratando jogadores errados, não investindo em marketing, não investindo na parte social do clube, e o pior de tudo, afundando o clube em dividas e denúncias de corrupção. A incompetência dos dirigentes se reflete no campo, pois numa empresa, qual funcionário trabalha feliz sem receber seu salário, benefícios e condições dignas de trabalho? Para quem já trabalhou nessas condições adversas sabe bem, que nem dá vontade de ir trabalhar! Mas infelizmente, os funcionários que tem contato direto com o consumidor final sempre será o culpado, pois para o consumidor final, a má vontade é dele.
Comparando a situação citada acima com a Petrobras (Petróleo Brasileiro), quem vai levar a culpa por ela ter sido rebaixada como empresa inconfiável para investimentos? Será o "João", o "José" que faz o serviço braçal numa distante plataforma no meio do mar? Na verdade, para a Petrobras chegasse na vergonha que chegou, a festa dos ratos provavelmente já acontecia a anos, revirando a estatal, como se estivessem revirando uma lixeira suja e fedorenta, e se esbaldando no meio da podridão, comendo e bebendo as custas dos acionistas, que ao longo dos anos, depositaram a sua confiança na empresa, que a propósito, sempre era passado informações de que a empresa estava sempre indo "tudo bem, obrigado!" Seria informações falsas e maquiadas? 
A grande dúvida que fica, é quem vai levar a culpa, será o "João e o José" que fazem o serviço braçal numa distante plataforma de Petrobras?


domingo, 22 de fevereiro de 2015

APRENDA FAZER O VERDADEIRO CHURRASCO BRASILEIRO (LEARN TO MAKE THE REAL BRAZILIAN BBQ)


Praticamente em todas as regiões do Brasil, o churrasco é um tipo de comida que é sinônimo de festa e confraternização, pois quem é convidado por alguém para participar de um churrasco, pode ter a certeza de que é muito estimado pela pessoa que a convidou, pois é um momento em que somente as pessoas mais queridas são lembradas para tal evento. No Brasil, outra forma  comum de se fazer um churrasco, é para assistir partidas de futebol, principalmente nas tardes de domingo, onde a galera se reúne na casa de alguém ou em algum"boteco", e faz a festa! Geralmente a churrascada brasileira é regada a refrigerante, cerveja e samba.
Os nossos amigos americanos, tem como tradição o churrasco de hamburguer e salsicha, diferente do churrasco brasileiro, que é feito com carnes vermelhas como por exemplo: Picanha, Filet Mignom, Contra Filé, Costela Bovina, mas também não podemos esquecer das Asas de Frango,da linguiça, do Coração do Frango, do Queijo Coalho e do Pão de Alho.
Embora o churrasco seja muito tradicional no Brasil, muitas pessoas não sabem como fazer um bom churrasco, pois é necessário conhecer técnicas simples, mas importantes para que o churrasco saia perfeito, por esse motivo, muitos estão procurando verdadeiros MESTRES DO CHURRASCO que ensinam todos os segredos para se fazer um bom churrasco.

Resultado de imagem para churrascaria brasileira


Embora exista em cada país, a sua forma particular e tradicional de se fazer churrasco, o churrasco brasileiro tem causado cada vez mais desejo, e muitos estrangeiros quando vem visitar o Brasil, tem como parada obrigatória, uma Churrascaria Brasileira. Nas churrascarias brasileiras, além das variedades de carnes, o cliente ainda encontra uma variedade de saladas, peixes, frutos do mar e as mais saborosas sobremesas. No tradicional churrasco na "laje", não tem tanta diversidade, mas geralmente tem uma salada verde, salada de maionese, e muita alegria!
Para os nossos leitores brasileiros e estrangeiros, que não sabem fazer um bom churrasco brasileiro, recomendamos a leitura do Livro O MESTRE DO CHURRASCO , assim, você estará apto a fazer o melhor churrasco da sua vida, seja só para você e sua família ou profissionalmente.  
Afinal, uma festa sem churrasco, não é uma festa completa!

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sábado, 7 de fevereiro de 2015

VANDALISMO NAS CRECHES, UMA REALIDADE SEM FIM!

É rotineiro pessoas entrarem geralmente na calada da noite nos CEI não para furtar ( Que é inconcebível), mas sim para vandalizar a escola, destruindo tudo que vêem pela frente, deixando uma terrível cena de total caos, e trazendo aos servidores revolta; revolta de entrar na escola e se deparar com vidros quebrados, portas arrombadas, pó de extintor espalhado por todas as salas, colchonetes rasgados, alimentos, como por exemplo: carnes, legumes, ovos, margarina, macarrão, biscoito, todos inutilizados, esparramados pelo chão, geralmente regados a urina e fezes humana. Outro sentimento é o de tristeza, pois para quem já vivenciou a situação, sempre faz a mesma pergunta: "pra que fazer isso?"
A vontade da maioria dos servidores é o de cancelar o atendimento, mas o CEI tem que se virar como pode, com o mínimo de condições para atender a comunidade, mas não pode deixar de atender, a não ser, que não tenha condição mesmo. Essa prioridade no atendimento, impede que a escola seja preservada para perícia da Polícia Técnico Cientifica, pois a cena do crime foi alterada, dificultando a abertura de Inquérito Policial para investigar e identificar os culpados ( Que geralmente são menores de idade, e que na maioria das vezes, já foram crianças que já ficaram no CEI como alunos ). 

Você deve estar pensando, se já foram ex alunos, qual o motivo desse tipo de ação? As poucas vezes em que essas crianças foram flagradas e abordadas pela GCM ou pela Polícia Militar e perguntadas qual era o motivo de tanto vandalismo, elas responderam que era para se divertirem.
Infelizmente, esse problema está longe de se acabar, pois ele não é levado à sério pela Comunidade, que não colabora em divulgar a importância de ter um CEI na região, e pelas Autoridades, pois não existe nenhum investimento em segurança para os CEI, a prioridade sempre é para as EMEF e EMEI, sobrando ao Diretor do CEI ficar a mercê, pois não tem nenhum suporte concreto, efetivo, para ajudar a acabar de vez com o problema. Quando ocorre uma invasão na escola, é obrigatório a abertura de um Processo Administrativo de Apuração Preliminar, composto por três servidores públicos da Unidade, sendo que um deles será o Presidente da Comissão, que será obrigado a colher depoimentos, documentos, ir frequentemente da Delegacia da região, e tudo mais que o Setor Jurídico da Prefeitura solicitar para a formação do Processo Administrativo. Com a formação dessa Comissão, mais uma vez a comunidade é prejudicada, pois, algumas vezes o atendimento ao público fica precário, devido o envolvimento destes servidores no Processo. 
O Processo Administrativo é obrigatório, caso a Comissão seja inerte, e perca o prazo para elaboração desse procedimento, o presidente da Comissão é punido. 
O que é importante dizer, é que todos devem colaborar para que essa situação pelo menos se amenize, e não somente ficar fazendo Processo Administrativo em cima de Processo Administrativo, e simplesmente, ao final de tudo, punir a direção da Escola, por entenderem que a culpa é única e exclusivamente da escola, assim não está se resolvendo o problema, está  alimentando o vandalismo, pois o vândalo vai perceber que para ele não existe punição, e que nada foi feito para impedi - lo. 
Na verdade, a comunidade é a grande prejudicada, pois em algumas regiões, as filas de esperas são imensas, pais aguardam anos por uma vaga do seu filho, mas em contrapartida, a própria comunidade que precisa, destrói.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

PRIMEIROS SOCORROS, AS ESCOLAS ESTÃO PREPARADAS?

Um certo dia um Auxiliar de Educação de um CEI estava conversando com o avô de uma criança, e quando esse Auxiliar falou para ele que se chegasse atrasado, certa parte do seu salário era descontado e que se ele fosse ao médico, tinha que trazer atestado médico como qualquer empregado de uma empresa, esse avô falou assustado:

- Sério? eu nunca pensei que fosse assim, eu pensava que ninguém "pegava no pé de vocês!"

Uma vez uma criança falou para a professora:

- Prô, onde você trabalha?

A professora respondeu:

- Aqui é o meu trabalho!

A criança respondeu:

- Não prô, eu não to falando do lugar que a gente fica brincando, eu to querendo saber onde você trabalha!

No caso da criança, ainda podemos levar em consideração esse entendimento de que todos estão no CEI brincando , mas muitos pais possuem esse mesmo entendimento, e não conseguem perceber quão grande é a seriedade e responsabilidade de trabalhar num CEI, mas para que as brincadeiras e a parte pedagógica das crianças aconteça, existe uma grande logística por trás, onde todos os funcionários, sem exceção, tem um pinguinho de responsabilidade e contribuição.
Dentre as muitas responsabilidades, uma que causa um certo frio na espinha, são os Primeiros socorros, mas os CEIS, EMEIS e EMEFS têm funcionários habilitados para tais procedimentos? Alguns funcionários, principalmente os mais antigos, em algum momento da sua vida funcional fizeram um curso de Primeiros Socorros, mas o grande problema é que não existe uma reciclagem, e muitas informações acabam de apagando, causando insegurança ao funcionário, e situações como um simples "engasgo" pode se tornar a coisa mais difícil de se resolver. 
Mas por que não se faz cursos de reciclagem anualmente? 
É uma pergunta complicada de responder, pois tem Prefeito que dá importância a esse detalhe na sua gestão, mas tem Prefeito que não vê tanta importância, e nem sequer menciona sobre o assunto ao longo da sua gestão.
Mas como fazer que os Primeiros Socorros tenham o devido valor nas Escolas? Talvez o primeiro passo seria a conscientização de que escola também é coisa séria, e que cada funcionário está empenhado em garantir o bem estar da criança, assim, a comunidade cobraria de forma ordeira os governantes, para que um procedimento de extrema importância fosse ainda mais valorizado.



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