AW-609685338 FORSALE : A IGREJA E O CORONAVÍRUS, A IGREJA ESTAVA PREPARADA?

quarta-feira, 6 de maio de 2020

A IGREJA E O CORONAVÍRUS, A IGREJA ESTAVA PREPARADA?

O que mais ouvimos falar em relação ao Coronavírus, são as noticias referentes aos seus malefícios à saúde humana, onde os mais idosos e as pessoas que possuem doenças que causa vulnerabilidade ao sistema imunológico, são as principais vítimas desta doença que tem trazido perplexidade e medo.






Mas a pandemia do Coronavírus tem trazido somente noticia ruim?

Pelo que a ouvimos falar através dos meios de comunicação, muitos podem dizer que sim, pois, além das inúmeras mortes, a quarentena que foi estabelecida em todo o País, causou uma grande queda na economia, bem como nas atividades rotineiras do nosso dia-a-dia, como por exemplo, ir à igreja, que se tornou algo impossível, pois o ajuntamento de pessoas é um ótimo lugar para a propagação da doença.


Mas e agora, existe uma luz no fim do túnel?

Sim, existe luz no fim do túnel, a luz da mudança, a luz da inovação, onde novos horizontes se abrem, onde o mundo virtual passou a ser uma realidade e também uma ferramenta essencial, onde amigos, familiares e colegas de trabalho, a utilizam para se comunicarem entre si, mas e as igrejas, como elas estão lidando com isso? Muitas foram as discussões referentes aos cultos religiosos presenciais, onde alguns líderes religiosos não aceitaram de forma amistosa o fechamento das suas instituições, pois alegavam que o espiritual era essencial para os seus fiéis, principalmente em tempos de pandemia, mas mesmo com esse argumento, muitas fecharam as suas portas, fazendo com que elas partissem para o plano "B", e qual seria esse plano? Quem falou cultos pela internet acertou! Muitas igrejas migraram para a internet, realizando cultos online, isso mesmo, cultos online, onde os fiéis assistem os cultos transmitidos ao vivo através do Youtube e outras Redes Sociais.

Mas um culto virtual não pode ser realizado de qualquer maneira, por esse motivo, as igrejas terão que se aperfeiçoar cada vez mais quanto a parte tecnológica, para que haja qualidade nas transmissões, bem como os seus dirigentes, que terão que aprender falar para um público diante de uma câmera, numa linguagem que possam transmitir de forma clara a mensagem de fé proposta pela igreja.

Exemplo dessa nova dinâmica, é a Igreja Cristã Maranata, que desde a determinação da quarentena tem realizado seus cultos ao vivo pelo seu canal no Youtube, todos os dias às 20:00 e a Escola Bíblica Dominical aos domingos às 10:00 da manhã.



"Existem males que vêm para bem!", relata um membro da igreja, pois com os recursos tecnológicos disponíveis, além dos cultos, os pastores e demais membros realizam visitas online usando o aplicativo Zoom, onde as famílias visitadas recebem oração e mantém a comunhão entre eles e Deus através da doutrina bíblica. 

Outro fato interessante, é o número de convidados e visitantes aleatórios que tem assistidos aos cultos, o número é surpreendente, pois a vantagem do culto online é o seu alcance, pois ele chega em todos os lugares do Planeta, diferente dos cultos presenciais, onde, mesmo com um trabalho muito bem organizado de entrega de convites em locais públicos, o resultado não era tão positivo, pois o número de convidados que aceitavam o convite e compareciam no culto presencial, era em torno de 1% do total de convites realizados, diferentemente dos cultos virtuais, onde aproximadamente 20% que assistem os cultos, são visitantes.


Mas como a igreja está lidando com essa nova dinâmica?

A igreja está se aperfeiçoando a cada dia, principalmente na assistência dos "visitantes virtuais", onde foram disponibilizados as Redes Sociais, como o Instagram , Facebook e o 0800 para que o visitante solicite oração. 

Quanto a parte organizacional da igreja, eles utilizam o sistema de gestão de igreja , onde organizam toda a parte administrativa, facilitando muito a organização.

A Igreja Cristã Maranata possui essa grande estrutura para a realização de cultos e seminários online, a mais de 10 anos, e com a pandemia, seus membros puderam reconhecer e valorizar ainda mais esta ferramenta, pois foi esse recurso que preservou a unidade da igreja, que faz parte integrante do corpo de Cristo.

Muitas igrejas estão seguindo o mesmo caminho, mas o mundo virtual exige um aperfeiçoamento constante, e as igrejas também terão que se adequar continuamente, pois muitos que se tornarão seus fiéis, terão o primeiro contato com a igreja virtual.






FORSALE
Compartilhe esta postagem e deixe seu comentário


Nenhum comentário:

Publicidade

Publicidade

Postagens populares