AW-609685338 FORSALE : FILA DE ESPERA DAS CRECHES: MITOS E VERDADES

segunda-feira, 28 de abril de 2014

FILA DE ESPERA DAS CRECHES: MITOS E VERDADES




Há algum tempo atrás foi postado aqui no FORSALE, um tema que sempre gera muita dúvida aos pais que almejam uma vaga para seu filho numa Creche Municipal de São Paulo, por esse motivo, retomamos o assunto para mostrar aos pais o que é mito e o que é verdade numa fila de espera da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.














Para ser chamado mais rapidamente numa Creche Municipal, é interessante fazer cadastro em várias creches municipais da região?


 



As Creches faziam parte da ASSISTÊNCIA SOCIAL, e deixaram de existir, dando lugar ao CEI ( Centro de Educação Infantil), que fazem parte da SECRETARIA MUNICIPAL EDUCAÇÃO, que por sua vez, tem todos os seus procedimentos de Cadastro de Crianças informatizados num único sistema, onde a criança se transforma num NÚMERO DE PROTOCOLO, onde ela concorre para todos os CEIS da região, mas como esse cadastro consta no sistema e a família se mudar de região, os pais somente deverão comparecer no CEI mais próximo da nova região que irão morar, e solicitar que SEJA ASSUMIDO O CANDIDATO, atualizando nesse momento, o endereços e telefones para contato. O sistema, em principio não aceita mais de um cadastro.



Meu filho tem mais de um cadastro, como foi possível se o sistema aceita somente um cadastramento?


 



Caso a pessoa que fez o primeiro cadastro errar o nome da criança, e os pais forem em outra escola tentar fazer um novo cadastro, e o funcionário dessa outra escola cadastrar a crianças sem errar o nome, o sistema "entende" que não é a mesma criança, por isso gera um novo protocolo, e a criança passa a possuir dois protocolos.

Com dois Protocolos, a criança tem mais chances de ser chamada.





 Dois protocolos só trarão confusão e prejudicará a fila de espera. A criança não tem mais chances de ser chamada, até mesmo porque, quando se gera um segundo protocolo, o número será maior do que o primeiro, e por isso o candidato ficará ainda mais distante na fila de espera.

A fila de espera é única?






A fila de espera é dividida por ano de nascimento, regiões e setores


As regiões têm demandas diferentes.






Caso o candidato se mude de uma região para outra, a posição dele na nova região pode aumentar ou diminuir.


O filho do meu vizinho fez o cadastro no mesmo dia que o meu filho, o CEI chamou o filho do meu vizinho, mas não chamou meu filho.







Sim, isso pode acontecer, pois como o sistema é utilizado por todas escolas municipais de São Paulo, tem muita gente fazendo cadastro ao mesmo tempo, e por isso num intervalo de minutos, a diferença na numeração de um protocolo para outro aumenta muito, fazendo a diferença na posição da criança na fila de espera. Outra coisa que influencia é o dia, o mês e o ano de nascimento da criança.



Os  funcionários dos CEIS manipulam o sistema para escolherem quem eles querem?







O sistema é muito restrito, o funcionário da escola só tem autonomia de lançar o cadastro no sistema e quando solicitado pelos pais, alterar dados cadastrais, com exceção da data de nascimento da criança, que o próprio sistema não o autoriza para tal. Mediante as informações contidas no cadastro, o próprio sistema é que faz a triagem e encaminha os dados da criança para a escola da região que tenha vaga compatível com o seu ano de nascimento.

A Diretora do CEI falou que tem vaga na escola dela.






Pode existir vaga sim, mas a diretora da escola não vai chamar ninguém, pois o sistema é quem chama o próximo da fila, como foi dito, o diretor perdeu a autonomia de fazer a triagem.


Fiz a consulta da posição do meu filho na fila de espera, e a colocação dele ficou pior, entrou um monte de criança na frente dele, isso pode acontecer?







Em regra a posição da criança na fila de espera é de acordo com o número de protocolo, ou seja, o de número menor fica na frente dos de número  maior, mas existem algumas situações que fazem com o protocolo da criança oscile tanto para cima, como para baixo, esses motivos são:

1) Pais que entram com Ação Judicial
As crianças com determinação legal, "pulam" para frente na fila de espera, independente do seu número de protocolo, pois é uma ordem da Justiça, e devido a isso, todos os demais protocolos descem.

OBS: Quanto mais protocolo com determinação legal, mais os outros demais protocolos perdem posição na fila de espera.

2) Reativação de cadastro antigo
Quando a criança tem um cadastro antigo, ao reativar esse cadastro, ele entrará na frente de todos os demais protocolos de numeração maior.

OBS: O número de protocolo gerado no ato do cadastro, será sempre o mesmo, e acompanhará o aluno até o final da sua vida escolar na Rede Pública de ensino, não sendo gerado novos números durante este período, nem mesmo em caso de desistência de vaga.



Nenhum comentário:

Publicidade

Publicidade

Postagens populares