AW-609685338 FORSALE : SAIBA QUAIS SÃO OS TERMINAIS DE ÔNIBUS URBANOS DE SÃO PAULO

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

SAIBA QUAIS SÃO OS TERMINAIS DE ÔNIBUS URBANOS DE SÃO PAULO















Os terminais de ônibus em São Paulo são peças-chave na infraestrutura de transporte público da cidade, servindo como pontos de conexão para milhões de passageiros diariamente. Eles desempenham um papel fundamental na integração dos sistemas de ônibus municipais e intermunicipais, facilitando o deslocamento dos cidadãos pela metrópole. São Paulo possui uma extensa rede de terminais de ônibus, cada um com sua história e importância única.


Terminal A.E. Carvalho














O Terminal Antônio Estêvão de Carvalho (Terminal A. E. Carvalho) está localizado na avenida Águia de Haia, no bairro de Cidade A. E. Carvalho, e fica ao lado da garagem da Viação Metrópole Paulista. O terminal foi fundado em 15 de outubro de 1985 e opera com 22 linhas com linhas que atendem aos bairros da Zona Leste e linhas que vão até a região central da cidade. No início da década de 1980 a CMTC lançou um plano de remodelação dos transportes por ônibus em São Paulo. Nesse plano, os terminais eram estruturas essenciais pois permitiriam integrações gratuitas entre linhas de ônibus municipais. Foram construídos vários terminais, incluindo o da Cidade A.E. Carvalho, inaugurado às 11h30 de 15 de outubro de 1985. A implantação do terminal, localizado no cruzamento da Avenida Águia de Haia com a Estrada do Imperador, tornou essa região um novo sub-centro regional, atraindo a implantação de novos equipamentos públicos para seu entorno como a Central de Abastecimento Leste (1995), o Centro Tecnológico da Zona Leste (2002) e de uma das garagens de ônibus do Consórcio Plus (2003). Em 2003, o terminal passou por obras de remodelação dentro do projeto São Paulo Interligado.


Terminal Amaral Gurgel













O Terminal Amaral Gurgel está localizado na rua Doutor Frederico Steidel, no bairro de Campos Elísios na divisa com o Largo do Arouche e a estação Santa Cecília, embaixo do Elevado Presidente João Goulart (Minhocão). O terminal foi fundado em 13 de dezembro de 2003 e opera com 22 linhas com linhas que saem da região central a bairros de diversas regiões da capital.


Terminal Aricanduva













O Terminal Aricanduva é um terminal de pequeno porte situado embaixo do viaduto Engenheiro Alberto Badra (antigo Aricanduva). Apesar de que seu nome possa sugerir que o mesmo fica no bairro do Aricanduva, na verdade o Terminal Aricanduva está situado entre os distritos de Tatuapé e Penha, e foi inaugurado em 15 de outubro de 1985. Antigamente ele servia como integração das linhas de ônibus comuns com os trólebus que partiam desse local rumo ao centro da cidade, na época da CMTC. 


Terminal Bandeira

















O Terminal Bandeira está localizado na Praça da Bandeira, entre as avenidas 9 de Julho e a 23 de Maio. Com as obras do Metrô, em 1969 muitos pontos de ônibus foram transferidos da Praça da Sé e adjacências para dois novos pontos terminais; Parque Dom Pedro II e Praça da Bandeira. Essa estrutura improvisada funcionou como terminal na Praça da Bandeira até a metade da década de 1990 quando foi totalmente revitalizada. O novo terminal Bandeira inaugurado pelo então prefeito Paulo Maluf, em 8 de novembro de 1996. Tem uma área total de 19.900 metros quadrados e uma capacidade de 110 mil passageiros por dia. Tem integração paga com a Estação Anhangabaú da Linha 3 do Metrô de São Paulo e tem relativa proximidade com outro terminal urbano, o Correio. Foi o maior terminal de ônibus do centro da cidade até a reinauguração do Terminal Parque Dom Pedro II, no mesmo ano. Apesar de sua importância, existem projetos para sua extinção no futuro.


Terminal Campo Limpo











O Terminal Campo Limpo está localizado na rua Campina Grande, no distrito do Campo Limpo. Foi inaugurado no dia 31 de outubro de 2009, pelo então prefeito Gilberto Kassab. Antes tinha a promessa de ser inaugurado em setembro, mas foi adiado para outubro. Próximo do centro do bairro, o terminal estrategicamente faz com que a maioria das linhas da região faça ou ponto inicial ou final no Terminal. Ele serve principalmente a bairros do Capão Redondo e alguns do próprio Campo Limpo.


Terminal Capelinha













O Terminal Capelinha é um dos terminais mais importantes da zona sudoeste da capital, localizado no distrito do Capão Redondo. Foi inaugurado em 25 de setembro de 1998, e tem linhas que vão para os bairros da região, região central da cidade e estações do metrô.


Terminal Casa Verde












O Terminal Casa Verde está localizado na região Norte da cidade, na Rua Baia Formosa, próxima a Avenida Engenheiro Caetano Alvares, no distrito da Casa Verde. O terminal foi inaugurado no dia 6 de março de 1985, contando com duas plataformas e atendendo com cinco linhas. Com a demolição do antigo Terminal Vila Prudente, o Casa Verde se tornou oficialmente o terminal urbano mais antigo ainda em atividade da cidade (uma vez que as primeiras instalações do Vila Prudente foram inauguradas em 1980, sendo demolidas em 2013 para sua reconstrução e reinauguração em 2019).


Terminal Cidade Tiradentes















O Terminal Cidade Tiradentes foi inaugurado em 12 de novembro de 1996, pelo então prefeito Paulo Maluf, e esta localizado na rua Sara Kubitscheck, na Cidade Tiradentes, sendo o principal terminal de origem, destino e transferência de passageiros da região. Está previsto que a Estação Cidade Tiradentes da Linha 15 - Prata do Monotrilho ocupe um terreno anexo ao terminal e que haverá integração entre os subsistemas.


Terminal Grajaú





























O Terminal Grajaú está localizado na avenida Dona Belmira Marin, no distrito do Grajaú, sendo integrado com a Estação Grajaú da Linha 9–Esmeralda do Trem Metropolitano. Foi inaugurado no dia 28 de outubro de 2004.


Terminal Guarapiranga















O Terminal Guarapiranga está localizado na avenida Guarapiranga, no distrito do Socorro, sendo inaugurado no dia 7 de agosto de 2004 pela então prefeita Marta Suplicy.


Terminal Jardim Ângela












O Terminal Jardim Ângela está localizado na estrada do M'boi Mirim, no distrito do Jardim Ângela, sendo inaugurado no dia 30 de junho de 2003 pela então prefeita Marta Suplicy. Conta com doze linhas que atendem aos bairros da região e linhas que vão as estações do metrô e bairros da região central da cidade.


Terminal Jardim Britânia















O Terminal Jardim Britânia está localizado na Avenida Pierre Renoir, no bairro do Jardim Britânia, no distrito de Anhanguera, na região noroeste da cidade. Originalmente, o Terminal Jardim Britânia, seria o auxiliar do então Terminal Perus, que esta apenas em projeto. Inaugurado em 31 de julho de 2004, o Terminal Jardim Britânia é o menor da cidade, contendo apenas uma plataforma e servindo como ponto inicial/final de cinco linhas, além de uma de passagem (todas atendidas por micro-ônibus).


Terminal João Dias
















O Terminal João Dias está localizado na avenida João Dias, no distrito da Vila Andrade, sendo inaugurado no dia 23 de setembro de 1996 pelo então prefeito Paulo Maluf. O terminal atende a 30 linhas e é integrado a estação Giovanni Gronchi da linha 5 do metrô.


Terminal Lapa 














O Terminal Lapa localiza-se na região oeste da cidade, sendo atendido por 30 linhas distribuídas em 7015 m². Foi inaugurado em 13 de dezembro de 2003, juntamente com o Terminal Pirituba e o corredor de ônibus ligando os dois bairros ao centro. Estes construídos na gestão da então prefeita Marta Suplicy. A construção coube à empreiteira Paulitec, sendo os projetos coordenados pela empresa Oficina Consultores Associados e o projeto de arquitetura de autoria da empresa Núcleo de Arquitetura. O projeto do Terminal Lapa foi um dos 5 finalistas brasileiros do Prêmio Latino-Americano de Arquitetura Rogelio Salmona (2014).


Terminal Mercado













O Terminal Mercado é um terminal municipal e ponto final do Expresso Tiradentes. O terminal foi inaugurado em 8 de março de 2007, e é integrado com o Terminal Parque Dom Pedro II.


Terminal Parelheiros













O Terminal Parelheiros está localizado na estrada da Colônia, no distrito da Parelheiros, sendo inaugurado no dia 16 de junho de 2003.


Terminal Parque Dom Pedro II















O Terminal Parque Dom Pedro II, inaugurado em 1967, está localizado na Região Central de São Paulo, junto ao Parque Dom Pedro II. Localizado na avenida do Exterior e próximo à avenida do Estado. É o terminal mais movimentado da cidade, por onde circulam diariamente mais de 160 mil pessoas, atendendo principalmente as regiões Leste, Sudeste e Nordeste da cidade. Atende a quase todas as regiões da cidade, exceto a 1 (noroeste). O Terminal Parque Dom Pedro II é anexo ao Terminal Mercado, ponto inicial do Expresso Tiradentes, por meio de uma passarela, que também dá acesso às seis plataformas do Terminal Dom Pedro II. Até a década de 1960, São Paulo não possuía terminais de ônibus urbanos, de forma que as linhas de ônibus tinham pontos finais em largos e praças da região central, como a da Sé, Clóvis, Patriarca, João Mendes, República, entre outras. Com a falta de infraestrutura exclusiva para o embarque e desembarque de passageiros e manobras dos veículos, o trânsito na região central piorava cada vez mais. Em 1967 o governador Abreu Sodré contratou o coronel Américo Fontenelle para reorganizar o trânsito de São Paulo. Fontenelle, que havia reorganizado o trânsito da Guanabara, assume em 18 de fevereiro de 1967 e lança a Operação Bandeirantes. A operação era composta de ações de engenharia de tráfego, dentre elas a construção de 4 terminais de ônibus na região central, um dos quais situado no Parque Dom Pedro II. O Terminal Parque Dom Pedro II funcionou de forma precária, mesmo com o cancelamento da Operação Bandeirantes em abril de 1967, até meados de 1969, quando as obras do metrô obrigaram a transferência das linhas de ônibus da Praça da Sé e Clóvis Beviláqua para o mesmo. Dessa formas, foi construída uma infraestrutura mínima de terminal. Nos anos 1970, são incorporadas ao terminal as linhas oriundas do ABC (atualmente remanejadas para o Terminal Sacomã). Apenas em 4 de novembro de 1996 recebe uma modernização de suas instalações.


Terminal Penha























O Terminal Penha está localizado na avenida Gabriela Mistral, no distrito da Penha, sendo inaugurado no dia 18 de outubro de 1996. O terminal opera com onze linhas que atendem bairros das regiões nordeste, leste, norte. Deixou de fazer conexão ao centro da cidade com fim da linha 702P/10, sendo necessário ir ao Terminal Pq Dom Pedro II.


Terminal Pinheiros













O Terminal Pinheiros, batizado de Terminal Victor Civita (em homenagem ao fundador da Editora Abril), é um terminal de ônibus localizado na Zona Oeste de São Paulo inaugurado em 1 de junho de 2013. O projeto arquitetônico é de Tito Lívio Frascino Arquitetos Associados. O local atende 60 mil passageiros por dia útil, distribuídos em 29 linhas de ônibus municipais (sendo 22 linhas diurnas e 5 noturnas).


Terminal Pirituba
















O Terminal Pirituba está localizado na avenida Doutor Felipe Pinel, no distrito da Pirituba, sendo inaugurado no dia 13 de dezembro de 2003. Este terminal é muito utilizado pelos moradores dos bairros de Pirituba, Parada de Taipas e Jaraguá.


Terminal Princesa Isabel













O Terminal Princesa Isabel foi inaugurado em 12 de maio de 1997, na gestão do então prefeito Celso Pitta. Localiza-se na região central da cidade no bairro dos Campos Elíseos. Era o único terminal que atendia todas as regiões da cidade até 24 de agosto de 2013, quando a última linha da área 4 que saía do local foi desativada. Projeto em estrutura metálica do arquiteto João Walter Toscano, pioneiro na utilização do aço no Brasil. O projeto é parte de uma renovação no setor de transporte público em São Paulo. O projeto ainda conserva um importante conjunto de árvores na alameda e no meio do terreno. O edifício enfatiza a horizontalidade em dois blocos que acompanham o solo, composta de perfis metálicos de alma cheia apoiados em pilares tubulares metálicos, com abertura zenital na cobertura para iluminação e ventilação naturais. Pé-direito de cinco metros até as vigas principais e uma praça coberta.


Terminal Sacomã




























O Terminal Sacomã foi inaugurado no dia 8 de março de 2007, e forma juntamente com os terminais Mercado e Vila Prudente, o Expresso Tiradentes, um corredor exclusivo para ônibus. Antes da inauguração deste terminal rodo-metroviário, boa parte das linhas municipais (da SPTrans) tinham ponto final no Terminal Parque Dom Pedro II, no centro de São Paulo. E estas linhas percorriam boa parte da Avenida do Estado, por onde hoje passa o Expresso Tiradentes, até chegarem à região do Ipiranga. Já as linhas com destino ao ABC, tinham como ponto de partida a região do Glicério, na Liberdade e a praça Fernando Costa, próxima a este Terminal, na região da Rua 25 de Março.


Terminal Santo Amaro


















O Terminal Santo Amaro foi inaugurado em 25 de janeiro de 1987 pelo prefeito Jânio Quadros, está localizado na região sudoeste da cidade. Conta com uma área total de 51 mil metros quadrados e capacidade para atender 175 mil passageiros por dia. No mesmo complexo está localizada a estação Largo Treze da Linha 5 do Metrô de São Paulo.


Terminal São Miguel












O Terminal São Miguel foi inaugurado em 10 de setembro de 2006, e está localizado na rua Tarde de Maio, no distrito de São Miguel. É considerado um terminal de baixo movimento, contando com cinco linhas de ônibus, um dos motivos para baixo movimento se deve ao fato de o terminal não possuir integração com a Estação São Miguel Paulista da Linha 12 - Safira do Trem Metropolitano de São Paulo, distando da mencionada estação, o que impede um melhor aproveitamento da infraestrutura de transporte da região.


Terminal Sapopemba/Teotônio Vilela

















O Terminal Sapopemba/Teotônio Vilela e foi inaugurado em 11 de outubro de 2006, e está localizado no cruzamento das avenidas Sapopemba e Arquiteto Vila Nova Artigas, no distrito de Sapopemba. Foi criado para fazer integração com o monotrilho, que passará próximo à região.


Terminal Varginha














O Terminal Varginha está localizado na avenida Senador Teotônio Vilela, no distrito de Grajaú, sendo inaugurado no dia 24 de julho de 2004. O terminal opera com 34 linhas ligando o extremo da Zona Sul com a Zona central da cidade. O terminal tem obras para ser reconstruído ao lado da futura Estação Varginha da Linha 9–Esmeralda.


Terminal Vila Carrão
















O Terminal Vila Carrão está localizado na avenida Dezenove de Janeiro, no distrito do Aricanduva. Foi reinaugurado pelo então prefeito Mário Covas no dia 22 de dezembro de 1985. Anteriormente, não possuía a atual cobertura de concreto. Em vez disso, abrigos de pontos de ônibus ao redor das plataformas. Tanto que a CMTC encampou linhas das quais não era de sua responsabilidade, algumas até extintas lá em 1985. As linhas eram das antigas Viação Pompeia e Empresa de Ônibus Santo Estevam, além de linhas da própria CMTC, que foram mantidas (dentre as quais as linhas de trolebus).


Terminal Vila Nova Cachoeirinha














O Terminal Vila Nova Cachoeirinha foi inaugurado em 30 de agosto de 1996, e está localizado na divisa das regiões Nordeste e Noroeste, mas oficialmente na região Nordeste da cidade, na Avenida Inajar de Souza x Avenida Itaberaba, no distrito do Limão. Integra o corredor de ônibus V.N. Cachoeirinha - Lapa e V.N. Cachoeirinha - Largo do Paissandú (centro). 


Terminal Intermodal Vila Prudente















O atual Terminal Vila Prudente, que é dividido em três seções, está localizado na rua Trocari (terminal norte), Avenida Professor Luis Inácio de Anhaia Mello (terminal central) e Rua Correia Barros (terminal sul), no distrito de Vila Prudente.O termi nal foi entregue, por completo, no dia 11 de maio de 2019. O terminal faz integração com a estação Vila Prudente das Linha 2 - Verde e Linha 15 - Prata do Metrô.

Nenhum comentário:

Publicidade

Publicidade

Postagens populares