A feijoada é um dos pratos brasileiros mais tradicionais do país. Esse saboroso prato surgiu na época da escravidão dos negros no Brasil, onde eles para não morrerem de fome, inventaram a feijoada, que era basicamente feita com o resto da carne de porco, principalmente as consideradas as piores partes do animal.
Com o passar dos tempos, esse prato tipico se aperfeiçoou, e por causa disso, o preço é bem "salgado", numa média de R$ 30,00. Em São Paulo alguns bares e restaurantes oferecem a feijoada na versão pequena, média ou grande. O clima que a maioria dos apreciadores de feijoada dizem que combina com o prato é o "frio".
A verdadeira feijoada não pode ser salgada e nem sem sal, pois se ela ficar salgada, fica impossível de comer, mas se os ingredientes ficarem com zero de sal, o sabor da carne "curtida" pelo sal não aparece.
Em São Paulo, os paulistanos entendem como feijoada completa aquela que vem acompanhada com couve refogada, Torresmo frito e bisteca.
Bem, se você tiver uma família de quatro pessoas e está querendo fazer uma feijoada, eu geralmente compro pequenos pedaços dos meus ingredientes preferidos, uma bandeja de cada. Muitos estão se perguntando: "Ele não vai ensinar fazer a feijoada?" Sim, vou ensinar, Então vamos lá!
As quantidades descritas abaixo é a média que eu utilizo quando preparo para uma quantidade de aproximadamente 4 pessoas.
FEIJOADA
Ingredientes para a feijoada:
- 250 gramas de bacon da melhor qualidade;
- 01 pacote de Charque da melhor qualidade;
- 300 gramas de costela salgada de porco;
- 150 gramas de rabo de porco;
- 250 gramas de lombo de porco;
- 01 pacote de feijão preto da melhor qualidade;
- 02 folhas de louro;
- 01 laranja inteira
Ingredientes para o acompanhamento:
- 500 gramas de copa de porco ou bisteca;
- 01 maço de couve
- 350 gramas de barriga de porco fresca.
PREPARANDO A FEIJOADA:
1) Para dessalgar, você pode iniciar este processo um dia antes, colocando os ingredientes salgados numa panela com água no fogo, quando iniciar a fervura, retire a panela do fogo, jogue a água fora, lave os ingredientes e a panela em água corrente e depois recoloque os ingredientes na panela com água, e deixe ferver novamente. Esse procedimento pode ser repetido por várias vezes, isso vai depender do nível de sal que o cozinheiro deseja deixar na carne.
OBS: Os ingredientes que serão dessalgados são: o charque, a costela salgada, o rabo do porco e o lombo do porco.
2) Feito o procedimento acima reserve os ingredientes dessalgados num recipiente, que pode estar com água ou não.
3) Ainda no dia anterior, lave o feijão preto, e após lavado, deixe num recipiente com água. A quantidade de feijão a ser utilizado fica a critério do cozinheiro.
4) No dia seguinte, coloque numa panela de pressão, todos os ingredientes que foram dessalgados no dia anterior e deixe cozinhar por aproximadamente uns 30 minutos, após o início da fervura.
5) Coloque o feijão numa outra panela de pressão, juntamente com o paio cortado em rodelas e com o bacon cortado em cubos. Atenção! reserve um pouco do bacon para refogar junto com a couve. Quando começar a fervura, marque 45 minutos, e depois retire do fogo.
ATENÇÃO: DEIXE A ÁGUA DA PANELA DE PRESSÃO CINCO DEDOS ACIMA DO FEIJÃO PARA EVITAR ACIDENTES.
6) Amasse alho a gosto e coloque para fritar numa panela GRANDE, acrescente o feijão cozido e os ingredientes que foram dessalgados, preencha com uma quantidade de água que ultrapasse dois a três dedos dos ingredientes da panela e deixe cozinhar, mexendo para não grudar nada no fundo da panela. Coloque nesta panela, umas duas folhas de louro e uma laranja inteira descascada. A laranja é para retirar a acidez, ao final do cozimento retire - a.
PREPARANDO OS ACOMPANHAMENTOS:
1) Tempere as copas ou bistecas com sal e pimenta do reino a gosto;
2) Frite-as;
3) Lave a Couve, corte bem fininho e reserve;
4) Numa panela coloque aproximadamente uma colher de chá de óleo, o bacon picado em pequenos pedacinhos e deixe o bacon iniciar a fritura, quando iniciar a fritura, coloque o alho amassado, deixe - o dourar e depois coloque a couve. ATENÇÃO: Não é necessário colocar água na couve, pois ela solta a água dela própria. Quando estiver parecendo que a quantidade da couve diminuiu, juntamente com a cor verde um pouco mais escura, significa que já está cozido.
5) Para fritar a barriga de porco, deixe o óleo ficar quente, e depois coloque os pedaços cortados em cubinhos. O ponto de retirada é quando estiver dourado por inteiro.
MOLHO DA FEIJOADA:
Reserve um pouco do caldo da feijoada num pequeno recipiente, coloque pimenta nesse caldo para ser servido como o "molhinho" da feijoada.
Acompanha a Feijoada: Arroz branco e farofa.
OBS: A escolha dos pertences para a feijoada fica a critério do cozinheiro. Os ingredientes que foram indicados nesta receita, são as que eu uso.
OBS: A escolha dos pertences para a feijoada fica a critério do cozinheiro. Os ingredientes que foram indicados nesta receita, são as que eu uso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário