Quase todo mundo já sofreu com erupções de acne. Os hormônios são os responsáveis pela maioria dos casos, podendo afligir 85% dos adolescentes, pois é no período da adolescência que o aparecimento da acne ocorre com maior frequência. Dietas e outros fatores de estilo de vida, incluindo a higiene e a atividade sexual, não causam acne. Em algumas situações, a sensibilidade a certos alimentos pode agravar a acne já existente, embora a comida não seja a causa do problema.
As exceções são a kelp, uma espécie de alga marinha que pode causar acne cística grave, e o sal iodado, que também pode provocar as erupções. Se você acredita que a sua acne é resultado da sensibilidade a certos alimentos, experimente eliminá-los de sua dieta durante algumas semanas. A seguir, volte a consumi-los e observe se sua pele é afetada.A hereditariedade pode ser responsável por alguns casos graves de acne, assim como alguns remédios, sendo os esteróides e outros agentes hormonais, as soluções de iodo, o lítio e os anticonvulsivos considerados os mais agressivos. O estresse também pode desencadear crises de acne, principalmente porque altera as taxas hormonais. Além disso, essas mudanças hormonais podem desencadear um desejo incontrolável de consumir certos tipos de alimentos. Consequentemente, quem sofre de acne pode relacioná-la equivocadamente aos alimentos ingeridos, e não ao estresse, o verdadeiro vilão da história.
Coma alimentos ricos em vitaminas A e C. Eles ajudam a obter e a manter a sua pele saudável. Há evidências de que o betacaroteno, que é transformado pelo organismo em vitamina A, pode reduzir a produção de gordura. Os alimentos mais ricos em betacaroteno são as frutas de cores intensas a as verduras verde - escuras. Frutas cítricas, frutas silvestres, kiwi, melões, pimentas, brócolis, couve e batatas são especialmente ricos em vitamina C.
Não esqueça o zinco. Alguns estudos ligam este mineral à saúde da pele e alegam que pode ajudar a melhorar a acne. O zinco promove taxas hormonais saudáveis e acelera a cicatrização. Frutos do mar, em especial as ostras, carne vermelha, aves, iogurte, leite e grãos integrais são ricos em zinco.
Não tente tratar a acne por conta própria tomando altas doses de vitaminas e suplementos minerais; isso pode piorar o quadro. Alguns estudos mostram que altas doses de vitaminas B6 e B12 podem agravar os sintomas, e altas doses de vitamina A podem provocar queda de cabelo, pele seca e escamosa. O excesso de vitamina A também foi relacionado ao risco de osteoporose.
Uma boa alimentação é a primeira defesa. Grande parte da acne suave a moderada mais persistente pode ser controlada adotando-se um cuidado adequado com a pele, uma boa alimentação e medicamentos que não precisam de prescrição médica, como o peróxido de benzoíla 2,5 a 10% em gel, loção ou creme.
Um dermatologista pode prescrever tretinoína, um medicamento tópico derivado da vitamina A; e pode tentar também prescrever um antibiótico. A isotretinoína (Roacutam), uma droga oral potente, é reservada para casos graves de acne cística. Como o Roacutam pode causar sérios defeitos congênitos, as mulheres devem utilizar métodos múltiplos de controle de natalidade quando fizeram uso do medicamento.
MITO: Alguma pessoas acreditam que comer chocolate, batata frita e outros alimentos com alto teor de gordura pode provocar ou agravar a acne.
VERDADE: Os alimentos não provocam acne, dizem os dermatologistas, mas uma alimentação balanceada e saudável é muito importante para obter uma pele bonita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário