Embora seja muita vezes confundido com um legume, o abacate é uma fruta - a parte reprodutiva da planta. Sua textura suave e seu sabor rico e amanteigado tornam o abacate um ótimo acompanhamento para legumes, carnes e saladas de macarrão. Quando amassado e temperado, também pode ser servido como aperitivo, como no guacamole, típico prato mexicano, ou como uma pastinha para rechear sanduiches.
Uma porção de 115g de abacate contém cerca de 200 calorias, e tem mais calorias e gordura do que qualquer outra fruta. Entretanto, como a maior parte da gordura do abacate é monoinsaturada, a fruta não contribui para elevar os níveis de colesterol, diferentemente dos óleos derivados de palmeiras e de outras plantas tropicais.
Quando incluído em refeições ou lanches com baixo teor de gordura, o abacate fornece um grande número de nutrientes importantes. A metade de uma fruta média, cerca de 115g, fornece 500g de potássio e mais de 26% da ingestão diária recomendada (IDR) de ácido fólico. Também fornece quase 6% da IDR de ferro, vitaminas C, E, e B6. O abacate também é rico em dois
fitoquímicos: betasitosterol - um importante fitoquímico relacionado aos baixos níveis de colesterol - e glutationa, um antioxidante que pode oferecer proteção contra diversos tipos de câncer.
A fruta deve ser servida crua, pois fica com gosto amargo quando cozida. Mas pode ser acrescentada a pratos quentes já cozidos - por exemplo, salpicada com molho de macarrão condimentado ou fatiada sobre peito de frango grelhado.
CURIOSIDADES:
O abacate é popularmente conhecido como pêra - jacaré devido ao formato e a casca áspera das variedades mais comuns. Existem tipos maiores, e sua cor varia do verde - escuro ao carmesim.O abacate apenas amadurece depois de ser colhido da árvore. A fruta completamente desenvolvida pode ficar até seis meses no pé sem estragar. uma vez colhida, amadurece em poucos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário