Muitos pais estão felizes, pois até que enfim conseguiram a tão sonhada vaga do seu filho na escola, mas isso não é o fim, pelo contrário, é o começo de uma nova etapa na vida da criança, e também na vida dos pais, pois a partir dai, vão confiar as suas crianças para pessoas desconhecidas. Nas primeiras semanas, as crianças e pais estão se adaptando, mas após esse período de adaptação, a tendência dos pais é o de relaxar, mas em partes isso não é bom, pois os pais começam a achar que a escola é somente um lugar para deixar a criança para eles trabalharem, e isso faz com que ele não saiba coisas básicas que ele deveria saber, como por exemplo, o nome das professoras, a classe da criança, e do que ele se alimenta na escola.
Dentre muitas coisas, saber do que a criança se alimenta na escola é muito importante, por esse motivo, o FORSALE vai esclarecer um pouquinho desse assunto.
Quem prepara a alimentação das crianças?
Nos CEIs da Rede Direta, é uma empresa terceirizada, na Rede Conveniada e na Rede Indireta, são pessoas contratadas pela própria escola.
As merendeiras utilizam uniforme?
As merendeiras da Rede Direta utilizam uniforme, inclusive com touca para cobrir os cabelos.
Existe fiscalização?
Sim, existe a fiscalização por parte da supervisão da empresa prestadora do serviço, e também pelos nutricionistas da Prefeitura. A Diretora da escola é a única pessoa da unidade escolar autorizada degustar uma pequena porção, para saber se está bom ou não.
A alimentação preparada diariamente passa por análise?
Sim, a cada refeição preparada, as merendeiras separam pequenas porções em saquinhos, para que sejam levados para análise.
As merendeiras fazem o cardápio que elas bem entenderem?
Não, o cardápio a ser seguido, sai no Diário Oficial do Município de São Paulo, e deve ser seguido rigorosamente pelas merendeiras.
Quais são os alimentos disponibilizados?
Em regra são fornecidos: alface, acelga, beterraba, berinjela, abobrinha, cenoura, batata, batata doce, laranja, macã, pêra, banana, melância, melão, mamão, frutas de época, arroz, feijão (Preto e Carioquinha), macarrão, macarrão para sopa, carnes vermelhas, frango, peixe, achocolatado, pão e geléia de frutas.
Quantas refeições são disponibilizados para as crianças?
São 4: café da manhã, almoço, café da tarde e janta.
Pode acontecer de não ser seguido o cardápio estabelecido pela Prefeitura?
Sim, somente em datas festivas, onde a própria escola, juntamente com as merendeiras preparam uma alimentação diferenciada, como por exemplo, cachorro quente.
Os pais podem levar comida na mochila da criança?
Não.
A escola pode aceitar alimentos prontos ou não de pessoas desconhecidas?
Não.
Para finalizar, é importante saber que o cardápio tem que estar afixado na escola em lugar visível para todos os pais e comunidade que quiserem fazer vistas. Caso não esteja, os pais e responsáveis tem todo o direito de solicitar a direção da escola.