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sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

CINCO COISAS QUE FAZEM A VAGA DA CRIANÇA NA ESCOLA DEMORAR MAIS

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Muitas vezes ouvimos algum pai ou responsável por uma criança dizer que fez o cadastro a muitos anos atrás, e a criança nunca foi chamada, mas quando se faz a pesquisa, é constatado que existe várias pendências, ou vários registros de desistências de vaga. Separamos cinco situações ou procedimentos que podem fazer com que a demora pela vaga seja maior, ou até mesmo façam com que a criança nunca seja chamada:


1º NÃO ATUALIZAR TELEFONES E ENDEREÇOS DO CADASTRO:

A atualização dos telefones é de extrema importância, pois é através dos telefones que estão no cadastro que a escola vai entrar em contato. O telefone desatualizado é o maior motivo da perca de vagas. A atualização do endereço também é de extrema importância, pois o sistema faz automaticamente a triagem das escolas mais próximas num raio de 2 quilômetros.

2º NÃO ACOMPANHAR O POSICIONAMENTO DA CRIANÇA NA FILA DE ESPERA:

É importante sempre acompanhar o posicionamento da criança na fila de espera, mas de quanto em quanto tempo eu devo fazer isso? Caso a posição da criança esteja muito alto, a consulta de 30 em 30 dias é o recomendável, mas se o protocolo estiver numa colocação média, é recomendável diminuir esse tempo pela metade, e caso o protocolo esteja entre os primeiros, é recomendável fazer a verificação diária.

3º QUERER ESCOLA SOMENTE PERTO DE CASA:

A criança é chamada, mas os pais querem a vaga ao lado das suas casas, e por esse motivo, no cadastro da criança, constata-se um longo histórico de desistências de vagas, e como consequência disso, um tempo de espera fora do comum aguardando pela vaga. Nos casos de EMEIs, a maioria das vagas são em escolas um pouco mais distante, mas lembre-se que existe o TRANSPORTE GRATUITO PARA AS EMEIS.

4º OPTAR PELO CEI ESPECÍFICO: 

O CEI específico é uma opção que os pais tem para tentar concorrer por uma escola perto da sua casa, mas atenção, se a escola ao lado da sua casa trabalhar por exemplo, somente com ano de nascimento 2014 e 2015, e a sua criança nasceu em 2013, a sua criança nunca será chamada nessa escola, por isso, é importante antes de cadastrar o protocolo em CEI específico, perguntar na escola que escolheu, quais são os anos de nascimentos que eles trabalham, caso trabalhem com o ano de nascimento da sua criança, ai sim, poderá optar pelo CEI específico nessa escola. Optando pelo CEI específico, a vaga poderá demorar mais, pois a criança só conseguirá a vaga, com a desistência de uma criança que estuda nessa escola, e isso ninguém sabe quando pode ocorrer.

5º PAI OU RESPONSÁVEL ACOMODADO:

Por incrível que pareça, tem pais que fazem o cadastro e depois abandonam, mas quando eles começam ver os filhos dos seus vizinhos estudando, e o dele não, eles comparecem na escola, geralmente muito alterados, questionando por que o filho do vizinho que fez o cadastro depois dele, foi chamado, e a criança dele que foi feito o cadastro primeiro ainda não foi chamado? Quando se faz a pesquisa, verifica-se que os pais abandonaram o protocolo, deixando tudo desatualizado, e quando o funcionário termina a verificação, os pais falam o seguinte absurdo: " Não são vocês que tem que ficar ligando "pra gente" para virmos aqui atualizar os telefones e endereços, e também ligar para falar a posição da minha criança"?

Caso exista alguma pendência no protocolo da sua criança, faça a atualização antes da divulgação das listas de matrículas, pois, após a divulgação, não é mais possível a atualização, pois o status do protocolo muda para AGUARDANDO EFETIVAÇÃO DE MATRÍCULA.

terça-feira, 29 de novembro de 2016

QUAIS FORAM OS JOGADORES DA CHAPECOENSE QUE MORRERAM?

No dia de hoje, o Brasil está perplexo, pois a Chapecoense, um time de futebol de Santa Catarina, que como a banda musical Mamonas Assassinas, teve uma acensão meteórica, e que na sua melhor fase, foram acometidos por uma tragédia; um acidente aéreo  que culminou com a morte de 76 pessoas, sendo que 19 eram jogadores do time de futebol. Este é um momento que talvez não devamos ficar falando do que eles deixaram de conquistar, mas é o momento de pedirmos para que as famílias de cada um que perderam seus entes queridos, sejam confortados neste momento difícil.

Um avião da companhia colombiana LaMia caiu na região de Meddellín, no noroeste da Colômbia


Abaixo os jogadores que morreram neste acidente aéreo:

Danilo (Goleiro)
Danilo, Chapecoense

Cléber Santana (Meia)
Cleber Santana, Chapecoense

Bruno Rangel (Atacante )
bruno Rangel Chapecoense

Lucas Gomes ( Atacante )

Filipe Machado ( Zagueiro )

Kempes ( Atacante )
kempes da chapecoense

Ananias ( Atacante )
Ananias da Chapecoese

Willian Thiego ( Zagueiro )

Dener ( Lateral esquerdo )
Dener Assunção da Chapecoense

Mateus Caramelo ( Lateral Direito )
Mateus Caramelo da Chapecoense

Gimenez ( Lateral Direito )
Gimenez da Chapecoense

Marcelo ( Zagueiro )

Sérgio Manoel ( Volante )

Matheus Biteco ( Volante )

Tiaguinho ( Atacante )

Josimar ( Volante )

Gil ( Volante )

Arthur Maia ( Meia )
Arthur Maia da Chapecoense

Aílton Canela ( Atacante )
Canela da Chapecoense

O Forsale deixa os seus sentimentos aos familiares dos jogadores e de todas as famílias que perderam parentes nesta tragédia, e que Deus conforte os corações de cada familiar.



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quarta-feira, 23 de novembro de 2016

O VANDALISMO NAS ESCOLAS CONTINUAM!




O que poderíamos esperar de um País que não dá valor algum para a educação, senão a atuação de verdadeiros "imbecis" que possuem a "tara" de destruir um CEI. Para  aqueles que não sabem, os CEIs fazem parte da Secretaria Municipal de Educação, mas apesar disso, o valor da verba não é igual ao valor da verba de uma EMEI ou EMEF, o valor é muito inferior, não sabemos o porquê dessa desigualdade, mas alguns dizem que a Secretaria Municipal de Educação entende que os CEIs não tem tanto gastos, e que já é tradição os CEIs se virarem com a colaboração de poucos pais com a APM ( Associação de Pais e Mestres ), ou seja, os CEIs vivem no limite, sem o devido respeito da Secretaria Municipal de Educação e da própria comunidade que precisa do equipamento, mas destroem o que tem, é difícil até de entender o que se passa na cabeça desse povo, que de tempo em tempo vem brigar no balcão de uma escola culpando o simples mortal funcionário pelo fato do seu filho não conseguir uma vaga.
O CEI Jardim Taipas, depois do mês de Julho de 2016 passou a ser alvo de constantes invasões, a última ocorreu na madrugada do dia 22 de novembro de 2016, onde alguns "vagabundos" arrombaram o portão lateral e tiveram a ousadia de furtarem um botijão de gás daqueles grandes para fogão industrial, tudo regado a destruição e vandalismo. O CEI Jardim Taipas não tem mais nenhum centavo em caixa, pois todo dinheiro foi gasto com a reforma das últimas invasões, e para acabar de completar, apareceu um vazamento de água, onde o prestador de serviço cobrou a "bagatela" de Três mil reais para encontrar um pequeno corte no cano e fazer um remendo! É isso mesmo, um serviço que para uma pessoa comum custaria no mínimo uns trezentos reais, para um órgão Público esse valor aumenta dez vezes mais, afinal todos querem "mamar nas tetas" da Prefeitura, mas mal sabem eles que o valor de três mil reais saiu do bolso da senhora diretora do CEI Jardim Taipas, dinheiro este que foi fruto do seu trabalho, que era para ser utilizado em prol dela e de seus familiares, mas foi utilizado para algo que deveria ser resolvido prontamente pela Secretaria Municipal de Educação. O grande temor relatado pelos funcionários, é que do jeito que as coisas estão indo,os bandidos comecem a agir em plena luz do dia, roubando a escola, roubando os funcionários e barbarizando as crianças, por esse motivo, muitos dos funcionários são a favor de que em qualquer ato de vandalismo, não haja atendimento, independente do tempo que ficará fechada a escola, e que seja seguido o procedimento padrão para estes casos, que é não alterar o local do crime, noticiar o crime na Delegacia de Polícia mais próxima e aguardar a perícia, e somente após isso, fazer a manutenção, que pode ser de um dia ou mais.
A comunidade tem que começar a acordar, pois se um servidor público estiver fazendo coisa errada, a vizinhança enxerga, e no mesmo instante já comunica a imprensa, divulga nas redes sociais e muito mais! E por que os mesmos vizinhos não vêem quando vagabundos entram numa escola para furtar e destruir?
Prezados leitores, me perdoem pelos erros de grafia, mas não pensei em escrever, mas pensei em desabafar!

sábado, 12 de novembro de 2016

QUER VOLTAR A ESTUDAR? CONHEÇA O EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

Divisão de Orientação Técnica - EJA
São nos momentos de crise econômica que muitos voltam a dar importância aos estudos, pois entendem que as portas se abrem um pouco mais para aqueles que possuem mais estudo e qualificação profissional.
A Prefeitura Municipal de São Paulo, representada pela Secretaria Municipal de Educação, possui um projeto de suma importância, mas infelizmente tem divulgação quase zero, esse projeto se chama EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, e tem por finalidade contribuir para que jovens e adultos que estão fora das salas de aula, voltem a estudar.

Quem pode se matricular no EJA?
Podem matricular - se no EJA jovens e adultos de qualquer idade, que possuam o ensino fundamental incompleto ( Antigo 1º grau ).

Paga algum valor?
Não, é totalmente gratuito.

Qual é o horário de inicio das aulas?
As aulas são no período noturno.

Onde eu faço a matrícula do EJA?
A matricula pode ser feita nas EMEFs que estejam com as matrículas abertas.

O que é oferecido aos alunos do EJA?
Além dos estudos, os alunos do EJA tem direito a refeição que são servidas nas escolas, essas refeições são compostas de arroz, feijão, verduras ou legumes e carne bovina, de frango ou peixe.

Para mais informações, o munícipe pode ir até uma EMEF mais próxima para obter mais informações.


FORMAS DE ATENDIMENTO:

EJA – Noturno

EJA - Modular

MOVA – Movimento de Alfabetização

CIEJA - Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos

CMCT – Centro Municipal de Capacitação e Treinamento



EJA - Noturno

É oferecida nas EMEFs - Escolas Municipais de Ensino Fundamental-, EMEFMs - Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio - e EMEBs - Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos, tem como objetivo ampliar as oportunidades de acesso à educação e de conclusão do Ensino Fundamental e é oferecida no período noturno, das 19h00 às 23h00 horas.

O curso é presencial, tem duração de 4 anos e está dividido em quatro Etapas: Etapa Alfabetização (2 semestres), Etapa Básica (2 semestres), Etapa Complementar (2 semestres) e Etapa Final (2 semestres). Cada etapa tem duração de 200 dias letivos.

Os jovens e adultos que desejarem se matricular ou que quiserem indicar pessoas aos cursos devem procurar as Escolas Municipais mais próximas de seu interesse, fazer cadastro e efetivar matrícula.



EJA Modular

É oferecida nas EMEFs - Escolas Municipais de Ensino Fundamental - inscritas no Projeto “EJA Modular” e tem como objetivo ampliar as oportunidades de acesso à educação e de conclusão do Ensino Fundamental, por meio de flexibilidade curricular.

A EJA Modular é um curso presencial, oferecido no período noturno. Apresenta uma adequação dos componentes curriculares obrigatórios organizados em módulos de 50 dias letivos e também atividades de enriquecimento curricular.

É realizada em quatro Etapas: Alfabetização, Básica, Complementar e Final. Cada Etapa é composta por 4 Módulos independentes e não sequenciais, cada um com 50 dias letivos. Os módulos se desenvolvem em encontros diários de 2 horas e 15 minutos (3 horas/aula). A complementação da carga horária diária, 1 hora e 30 minutos (2 horas/aula), é composta por atividades do enriquecimento curricular de presença optativa para os educandos e as educandas.

A matrícula dos jovens e adultos nesta forma de atendimento pode ser feita nas Unidades Educacionais que desenvolvem este projeto.



MOVA - Movimento de Alfabetização

O MOVA é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e organizações da Sociedade Civil com a proposta de estabelecer classes de alfabetização inicial para combater o analfabetismo, oferecendo o acesso à educação de forma a contemplar às necessidades e condições dos jovens e adultos.

As salas do MOVA estão instaladas em locais onde a demanda por alfabetização é grande, geralmente as aulas são dadas em associações comunitárias, igrejas, creches, empresas, enfim, lugares em que há espaço e necessidade. Depois de alfabetizados, os alunos são orientados a dar continuidade aos estudos em escolas públicas de São Paulo.

As classes são agrupadas em núcleos e desenvolvem atividades educativas e culturais presenciais, por 2 horas e meia, durante 4 dias da semana, de segunda a quinta-feira. A sexta-feira é reservada para formação de educadores / monitores.

Os jovens e adultos interessados em estudar no MOVA-SP devem procurar uma entidade conveniada e fazer sua inscrição.



CIEJA - Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos

O CIEJA é uma Unidade Educacional que atende jovens e adultos em três períodos (manhã, tarde e noite) em até seis turnos diários, articulando em seu projeto politico pedagógico o Ensino Fundamental e a Qualificação Profissional Inicial.

Os cursos têm duração de quatro anos e são estruturados em quatro Módulos: Módulo I (Alfabetização), Módulo II (Básica), Módulo III (Complementar) e Módulo IV (Final). Cada módulo tem duração de 1 ano e 200 dias letivos e são desenvolvidos em encontros diários de 2 horas e 15 minutos (3 horas/aula).

A qualificação profissional inicial está organizada em Itinerários Formativos, definidos a partir das necessidades da comunidade e características locais, desenvolvidos de forma articulada e integrada ao Ensino Fundamental.

A matrícula dos jovens e adultos nesta forma de atendimento pode ser feita nas Unidades Educacionais dos CIEJAs.



CMCT - Centro Municipal de Capacitação e Treinamento

O CMCT oferece a jovens e adultos interessados em qualificar-se profissionalmente, cursos de formação profissional inicial de curta duração nas áreas de: panificação, confeitaria, elétrica residencial, mecânica de autos, informática, corte e costura e auxiliar administrativo.

A cidade de São Paulo possui dois CMCTs: 
– Unidade I - São Miguel Paulista/ DRE São Miguel Paulista – Telefone: 2297-2844 
– Unidade II - Itaim Paulista – DRE São Miguel Paulista – Telefone: 2572-1996

A matrícula dos jovens e adultos nesta forma de atendimento pode ser feita nas Unidades Educacionais dos CMCTs.


CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O EJA

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, por reconhecer a educação como direito fundamental para a formação de Crianças, Adolescentes, Jovens e Adultos, revitaliza também a EJA, uma das modalidades da Educação Básica. 

As propostas da DOT/EJA evidenciam esta valorização, através das seguintes ações: 

- Ampliação de matriculas dos estudantes da EJA, nas formas de atendimento: EJA Noturno; EJA MODULAR, CIEJA, CMCT e MOVA; 

- Encontros Formativos para as Equipes Pedagógicas das Diretorias Regionais de Educação e Supervisores Escolares; 

- Participação da equipe da Secretaria Municipal de Educação nas atividades promovidas pelas Diretorias Regionais de Educação; 

- Participação da equipe da Secretaria Municipal de Educação nos fóruns regionais do MOVA; 

- Organização em parceria com as entidades do MOVA (Movimento de Alfabetização) e equipes das Diretorias Regionais de Educação, da Semana de Alfabetização de 09 a 14 de setembro, com abertura oficial dos trabalhos no dia 09/09, no Palácio de Convenções do Anhembi; 

- Adesão ao Programa Nacional do Livro Didático PNLD/EJA -2013/2014.


Ao divulgar essa idéia, estamos valorizando a importância que é a transmissão do saber, e que essa transmissão do saber é que vai contribuir com um País mais justo, honesto e verdadeiramente democrático. Divulgue essa idéia!

DOT - EJA
Contato:
Rua Dr. Diogo de Faria, 1247 - 3º and - sala 303
Vila Clementino - CEP: 04037-004
Telefone: (11) 3396-0621

E-mail: dot1@prefeitura.sp.gov.br

terça-feira, 8 de novembro de 2016

VILA BRASILÂNDIA, UM BAIRRO DE OBRAS PARADAS PELO DESCASO

A Vila Brasilândia fica na região norte da cidade de São Paulo, e é um bairro que a uns 30 anos atrás, nenhuma empresa da iniciativa privada ousava em abrir o seu negócio nesse bairro, pois a violência era muito, mais muito alta, era um bairro que quando se falava o nome, todos morriam de medo, ou faziam comentários do tipo: "Lá mata num dia, e deixa outro amarrado para matar no outro dia!" Os tempos mudaram, e muitas empresas e bancos se estabeleceram no bairro, prova disso, é a Rua Parapuã, que se tornou a rua principal do bairro, com um forte e variado comércio.

Imagem da Rua Parapuã, Vila Brasilândia, São Paulo.
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Mas ao contrário das empresas privadas, que acreditaram no potencial do bairro, o poder público não tem o mesmo interesse em melhorar a região, onde, o bairro continua esquecido pelo poder público, mas muito lembrado pelos políticos aproveitadores, que sustentam em seus discursos que são da região, e que amam a região, mas o amor não é somente feito de palavras, mas é feito com ação.
O que os moradores desse bairro não conseguem entender, por qual motivo não se faz nenhuma obra na região, e as que são iniciadas pelo poder poder público NUNCA SÃO TERMINADAS, é o caso do "famoso" Metrô da Vila Brasilândia, que tem uma longa história de promessas e mentiras que chegam em torno de 20 anos no mínimo, é uma tristeza ver tudo abandonado, e por falar em abandonado, o CEU JD PAULISTANO foi inaugurado inacabado, e após os primeiros meses de atividade, uma parte do chão da entrada principal cedeu, mas isso não é nada, quando vemos o esqueleto do planetário que foi prometido no mesmo local e até hoje nada.



Planetário Inacabado do CEU Paulistano









O descaso é tanto, que as vezes dá impressão que o poder público tem "raiva" da região, pois qualquer outra região de São Paulo, o governantes dão mais valor, mas por que será? será por motivos políticos? a Brasilândia não dá votos o suficiente?
É de chorar o abandono do bairro, e não adianta pedir, pois a Subprefeitura da região não é devagar quase parando, ela é parada, inerte, e essa inércia se reflete nas ruas esburacadas.
Na segurança pública, pelo menos entre cinco horas da manhã, a rua Parapuã é bem policiada, é fácil cruzar com duas, três viaturas fazendo ronda, mas seria interessante esse patrulhamento ser estendido para as áreas mais periféricas da Vila Brasilândia, principalmente no Jardim Paulistano e Jardim Carombé.
Esta postagem é um desabafo de muitos outros moradores da região, mas também de muitos outros amigos leitores que são das mais variadas regiões de São Paulo, que também clamam: "Olhai por nós, povo da periferia!"

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

NÃO ANOTEI O ENDEREÇO DA ESCOLA QUE CHAMOU MEU FILHO, E AGORA?




Uma coisa muito comum que acontece quando a escola liga para os pais para comunicar que seu filho conseguiu a vaga, é os pais não perguntarem o nome da escola, o endereço e o telefone, e somente após o encerramento da  ligação, alguns se dão conta que essas três informações são as mais essenciais, pois que adianta ter todas as informações de quais documentos são necessários para levar no ato da matrícula, se não se sabe onde fazer a matrícula?
Quando sai as listas para vagas para o ano subsequente, a escola prioriza esse procedimento, pois são muitos pais para ligar, muitas fichas para preencher, muita coisa para lançar no sistema, e isso tudo tem que ser feito em regra, num prazo muito curto estipulado pelas Diretorias de Ensino, tornando mais demorado os demais atendimentos, como por exemplo, consultar qual escola a criança foi chamada.
O Forsale listou abaixo algumas dicas importantes para que os pais iniciem esse processo de matrícula de forma correta, para evitar dores de cabeça:

1º) Quando a escola ligar NÃO se desespere, fique calma(o), e peça para quem ligou aguardar apenas uns segundos, para que você possa pegar uma caneta e um papel para anotar as informações;

2º) Com a caneta e o papel em mãos, caso a ligação da escola tenha sido feita no seu telefone fixo que não tenha identificador de chamadas, solicite o telefone da escola, pois esta é a PRIMEIRA COISA A SER ANOTADA;

3º) Anotado o telefone da escola, deixe o funcionário da escola informar para você quais são os documentos necessários para efetivação da matrícula ( Os documentos geralmente são cópia e original da certidão de nascimento ou RG da criança, carteira de vacina [ página inicial onde tem o nome da criança e a página com as vacinas], CPF e RG do pai e da mãe, comprovante de residência atualizado com CEP, cartão do SUS, foto 3X4 da criança [ algumas escolas solicitam para identificar a ficha que irá no prontuário da criança]);

4º)Após o funcionário da escola passar as informações acima, ele irá falar qual é o endereço da escola, mas caso ele não fale, você pode perguntar, pois é uma informação essencial.

Guarde esse passo a passo, isso evita transtornos, e uma peregrinação desnecessária nas escolas da sua região.


quarta-feira, 2 de novembro de 2016

SERÁ QUE O PÊNIS DO MEU FILHO É PEQUENO DEMAIS PARA A IDADE DELE?



Todas as crianças precisam frequentar um pediatra. E se este especialista detectar algo de errado no menino pode aconselhar os pais a levá-lo a um uropediatra. “Este médico terá capacidade de saber se o crescimento do pênis é normal ou não e vai orientar os pais a como cuidar do pênis e se há algo errado”, diz o urologista e secretário geral da Sociedade Brasileira de Urologia, Eduardo Lopes.
Assim como existe uma tabela para crescimento de altura das crianças, há também uma tabela que mostra se o crescimento do pênis, mas apenas os meninos que têm micro-pênis são submetidos a tratamentos com hormônios.
“Hoje em dia existem várias maneiras de dar um aumento no pênis de meninos até 5 a 7 anos de idade. Podem usar medicamentos orais, adesivos ou até injeções que vão ajudá-lo. Mas apenas na fase infantil”, conta.
“Mesmo assim é preciso ter cuidado ao tratar deste assunto na frente da criança, para evitar traumas”, aconselha Geraldo Faria, urologista e presidente da Sociedade Latino-Americana de Medicina Sexual. “Tem pais que levam ao médico por achar que o pênis do garoto é pequeno. Mas às vezes, é só aparência, pois se o menino é gordinho, então parece que o pênis é menor do que deveria”, conta Lopes.



Segundo os especialistas, o pênis flácido mede de 5 cm a 10 cm de comprimento. O tamanho durante a flacidez não determina o tamanho durante a ereção, já que o pênis pode dobrar de tamanho quando ereto.  A medida é feita desde o ponto em que ele se encontra com o corpo (não com a pele) até a extremidade da glande.
Uma pesquisa realizada em consultórios de urologistas no país determinou que o pênis médio do brasileiro, quando flácido é de 9 centímetros e em ereção, é de 13 a 14 centímetros. 
Carlos Araújo, cirurgião geral e vascular, especializado na área de andrologia, conta que homens com pênis muito grandes também têm problemas. “Homens muito avantajados chegam a machucar a companheira e não conseguem dar prazer”, explica.
O importante é saber que se o homem tem dúvidas com relação ao tamanho do pênis, precisa procurar um urologista. “Só o médico vai poder avaliar. E cada caso é um caso”, diz Farias. O paciente deve ser examinado detalhadamente, incluindo volume e presença dos testículos, presença e localização de pêlos pubianos e outras características sexuais.

Créditos: Marcia Moreno

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