AW-609685338 FORSALE : MIRAGEM EXISTE?

sábado, 22 de agosto de 2020

MIRAGEM EXISTE?




























Quem nunca assistiu algum filme ou desenho animado com aquela cena clássica de alguém perdido no deserto, andando a passos parecidos a de um bêbado, clamando por água, e eis que ele vê um grande oasis com abundância de água, mas quando ele chega próximo, não tem nada! Pois bem, o que aconteceu foi uma miragem, mas será que existe miragem? Na verdade esse tipo de miragem só existe em filmes, e ao contrário do que acreditam muitas pessoas, as miragens não são uma alucinação de um viajante sob sol forte. Elas são um fenômeno óptico real que ocorre na atmosfera e que pode inclusive ser fotografado.

Não necessariamente é  preciso  estar num deserto para ver uma miragem, pois  elas acontecem com uma certa frequência, por exemplo, em rodovias em dias de calor intenso. De longe, você vê a imagem de um veículo que parece refletido no asfalto da estrada, dando a nítida impressão de que o asfalto está molhado e que o veículo foi refletido por uma poça d’água. Mas, conforme você se aproxima, percebe que a rodovia está completamente seca.







O termo miragem tem origem na expressão francesa se mirer que significa mirar-se, ver-se no espelho. As miragens se formam a partir de um fenômeno chamado pelos físicos de refração – que nada mais é do que o desvio dos raios de luz.

 Você já reparou que na praia, em dias muito sol, vemos as coisas que estão a uma certa distância meio “trêmulas”? O fenômeno físico que leva essas imagens parecerem trêmulas é o mesmo que leva à formação das miragens no deserto ou nas estradas. 



Como acontecem as miragens?

Elas acontecem devido ao calor intenso, ao forma-se uma camada de ar quente junto ao solo, e esse ar
é menos denso do que o ar da camada situada imediatamente acima, mais frio. A luz que vem do alto em direção à superfície passa pela camada de ar mais quente e é desviada para cima, chegando a nossos olhos. Mas, como o nosso cérebro interpreta que a luz percorreu um caminho retilíneo, o que nós vemos é a imagem da paisagem - que pode ser uma palmeira sob céu, por exemplo - invertida, como se estivesse refletida. Como o ar não está completamente parado (tanto pelo vento como pela subida do ar quente), a imagem parece trêmula, simulando a aparência da água. Esse tipo de miragem é chamado de miragem inferior.


Existe um outro tipo de miragem, esse mais raro, e muito mais impressionante, que são as chamadas miragens superiores. Ao contrário das miragens inferiores, elas ocorrem por uma distribuição de temperatura inversa, ou seja, uma camada de ar mais fria próxima à superfície e, acima dessa, uma camada de ar mais quente. Essas miragens também são difíceis de serem vistas por aí, porque são típicas de regiões polares ou de água muito fria.

As miragens superiores fazem o objeto visto parecer muito acima do que ele realmente está. Você pode, por exemplo, ver um barco flutuando no ar, ou ele pode parecer muito mais alto do que é na verdade. No caso das miragens marítimas, é possível a formação de imagens invertidas de navios que, devido à curvatura da Terra, ainda não estão visíveis. Mas também imagens diretas e suspensas sobre o horizonte são possíveis. Talvez seja daí que venham as lendas de navios fantasmas.



Espero que tenham gostado dessa postagem! Salvem o nosso blog no seu "favoritos" , deixe seu comentário e compartilhem com seus familiares e amigos.






COMPARTILHE O NOSSO BLOG, OBRIGADO!

Nenhum comentário:

Publicidade

Publicidade

Postagens populares