Você sabe de onde vem a merenda que o seu filho consome nas escolas que fazem parte da Prefeitura Municipal de São Paulo? Provavelmente a sua resposta será não, por esse motivo, preparamos uma postagem muito interessante, para que os pais e responsáveis bem como o público em geral conheçam a CODAE.
O que é a CODAE?
CODAE é uma sigla, e significa COORDENADORIA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. Essa coordenadoria faz parte da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de São Paulo, e é responsável pela compra de todos os alimentos consumidos em todas as escolas do município de São Paulo.
Como se inicia o processo da compra dos alimentos que irão fazer parte da merenda das crianças?
Esse trabalho se inicia com o processo licitatório, onde, as empresas que preenchem os requisitos publicados no edital participam, sendo escolhida a empresa que oferece o melhor preço e melhor qualidade do produto.
Como a CODAE fiscaliza a qualidade dos alimentos?
Todas as empresas que vencem a licitação têm todos os seus produtos constantemente fiscalizados de forma muito rigorosa, por esse motivo, a CODAE possui Veterinários, Agrônomos e Nutricionistas no seu quadro de funcionários, que são responsáveis por esta fiscalização.
Após os alimentos serem entregues nas escolas, a escola tem autonomia de fazer o cardápio que quiser?
Não, as escolas não tem essa autonomia, os cardápios diários são elaborados pelas nutricionistas da CODAE, testando na cozinha experimental, isso mesmo, a CODAE possui uma cozinha experimental, onde são feitos vários testes e até mesmo o teste “cego” de degustação do alimento preparado. Após a aprovação dos cardápios, eles são publicados no Diário Oficial do Munícipio de São Paulo.
O cardápio é o mesmo para todas as faixas etárias?
Não, existem cardápios para cada tipo de faixa etária de idade, pois as formas de preparos são diferentes para cada idade.
Como sabemos que esse cardápio é realmente obedecido pelas escolas?
Existe a fiscalização por parte da nutricionista da empresa prestadora de serviços e por parte das nutricionistas da CODAE, que fazem visitas diárias em todas as escolas que pertencem ao Município de São Paulo.
O que as nutricionistas fiscalizam nas cozinhas das escolas?
Elas fiscalizam todo o preparo dos alimentos, se as formas que os alimentos estão sendo manipulados estão dentro dos critérios de higiene, vestimenta das merendeiras, funcionamento dos equipamentos da cozinha e conservação da cozinha. Caso haja alguma irregularidade, são solicitados os ajustes, e se necessário, a penalização da empresa através multas.
Os pais conseguem ter acesso ao cardápio?
Sim, o cardápio tem que obrigatoriamente estar afixado em frente da porta da cozinha da escola.
Tem mais alguma coisa que é de responsabilidade da CODAE?
Sim, a CODAE é responsável pelas dietas especiais para crianças que não podem comer certos tipos de alimentos, alimentos impróprios e quaisquer outras ocorrências que envolvem alimentação.
É importante ressaltar que a CODAE, é muito rigorosa, com profissionais competentes, sérios e envolvidos com a “causa” que é fornecer uma alimentação de qualidade e saudável às crianças que estuda na Rede de Ensino Municipal da Prefeitura Municipal de São Paulo.
Parabéns a estes profissionais!
Leia também: ALIMENTOS ORGÂNICOS