AW-609685338 FORSALE : SILVIO SANTOS, O MAIOR COMUNICADOR DE TODOS OS TEMPOS

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

SILVIO SANTOS, O MAIOR COMUNICADOR DE TODOS OS TEMPOS


Você já ouviu falar de um homem chamado SENOR ABRAVANEL? Acredito que muitos nunca ouviram falar, mas em SILVIO SANTOS tenho certeza que todo mundo já ouviu falar. Pois bem, Senor Abravanel é o verdadeiro nome de Silvio Santos, o maior comunicador da história da TV brasileira. 






Silvio Santos nasceu em 12 de dezembro de 1930, sendo o primeiro filho de Alberto Abravanel (1897 - 1976), um imigrante grego sefardita de Tessalônica e Rebeca Caro, Judia de Esmirna. O nome dado pelo seus pais, vem de seu avô, que se chamava Señor Abram Abravanel, que faleceu em 1933.


ONDE TUDO COMEÇOU


Silvio tinha cinco irmãos, e Leon era o seu irmão que o acompanhava nas sessões de cinema na Cinelândia, e foi numa dessas idas e vindas, nas eleições de 1946, que ele viu um camelô vendendo capinhas de plástico para guardar titulos de eleitor, e isso acendeu a chama de empreendedor que havia dentro de si, fazendo com que ele e seu irmão Leon também passassem a vender produtos, mas por apenas 45 minutos por dia, pois era o tempo que durava o almoço dos guardas que faziam a repressão do comércio ilegal na região. Talvez você esteja pensando: como ele iniciou um império trabalhando somente 45 minutos por dia, será que ele faturava bastante? Sim, por incrível que pareça, ele até faturava bem, motivo pelo qual, mesmo passando em primeiro lugar num teste de locutor na Rádio Guanabara, continuou trabalhando como camelô.

MAS COMO SILVIO SANTOS DEIXOU DE SER CAMELÔ?


Aos 18 anos Silvio Santos foi convocado pelo Exército Brasileiro para servir na Escola de Paraquedistas, e como a "profissão" de camelô era incompatível com a de militar, ele começou a trabalhar como locutor numa rádio de Niterói nos seus dias de folga. Para ir trabalhar em Niterói, Silvio pegava todos os dias a barca que cruzava a Baía de Guanabara, e em uma das viagens ele teve a idéia de montar um serviço de alto-falantes no transporte, que até então era silencioso. Nos intervalos entre uma música e outra, ele fazia propagandas de alguns produtos. A iniciativa fez tanto sucesso que algumas barcas passaram a contar com um bar e um bingo. Ao comprar uma bebida ou refrigerante, o consumidor ganhava uma cartela de bingo para concorrer a prêmios como jarras e quadros. A ideia veio de Silvio, é claro.





ASCENSÃO DE SILVIO SANTOS









A ascensão de Silvio Santos se iniciou quando ele decidiu vir para São Paulo, onde apresentava espetáculos e eventos com artistas, e apesar de nesse meio tempo ele ter se formado em contabilidade, decidiu continuar na carreira artística, conseguindo uma vaga na Rádio Nacional.

EMPREENDEDOR NATO




















Mesmo trabalhando na Rádio Nacional, para aumentar a sua renda, ele criou a revista "Brincadeiras para você", que trazia palavras cruzadas, charadas e passatempo, e eram vendidas por ele nos comércios da cidade.

INÍCIO DO IMPÉRIO

Em 1958, seu amigo e também radialista Manoel da Nóbrega estava com dificuldades para administrar uma empresa de venda de brinquedos a prazo. O Baú da Felicidade era um sistema de carnês em que o cliente pagava as prestações de uma caixa de brinquedos ao longo do ano e recebia os produtos na época do Natal. Nóbrega havia vendido muitos carnês, mas estava com dificuldade para entregar as mercadorias, então pediu a ajuda de Silvio para resolver a situação antes de fechar a empresa. Acontece que Silvio Santos viu no Baú da Felicidade uma grande oportunidade e assumiu o controle total da empresa. Era o início do que em 1962 viria a se tornar o Grupo Silvio Santos. O apresentador manteve o sistema de crediário, mas expandiu o negócio, criando lojas em que as pessoas poderiam trocar os carnês quitados tanto por brinquedos quanto eletrodomésticos. Além disso, em 1961 Silvio Santos estreou seu primeiro programa na TV, chamado “Vamos Brincar de Forca” – que mais tarde se tornaria o “Programa Silvio Santos” –, onde passou a fazer propaganda do Baú da Felicidade. 




Com o tempo, o Baú passou a distribuir não só brinquedos e eletrodomésticos, mas uma enorme gama de produtos, incluindo carros e casas. E para suprir as demandas do empreendimento, Silvio criou empresas nas mais variadas áreas. Entre 1965 e 1975 ele fundou ou comprou mais de dez empreendimentos – como a Baú Construtora, a concessionária Vimave e a Marca Filmes – que em 1972 passaram a ser administradas pela holding Silvio Santos S/A. 


CRISE FINANCEIRA


No final dos anos 60, a inflação era muito alta, e Silvio Santos para não ver seu dinheiro dos carnês do baú de desvalorizar, criou em 1969 o Baú Financeira, que posteriormente se tornou o Banco Panamericano, que com a entrada da liderança capitalização, que vende a Telesena, a divisão financeira se consolidava no Grupo Silvio Santos.




EM FIM, O IMPÉRIO!


Apresentador e empresário de sucesso, na década de 1970 Silvio Santos começou a pensar em ter sua própria emissora de TV. O sonho foi concretizado em 1975, quando venceu a concorrência para o Canal 11, do Rio de Janeiro. A emissora, chamada TVS, começou a operar com mais de 13 mil funcionários e contou com um investimento inicial de US$ 10 milhões.




Fundador do Sistema Brasileiro de Televisão (mais conhecido como SBT), atualmente é proprietário do conglomerado Grupo Silvio Santos, que, além do SBT, inclui empresas como a Liderança Capitalização (administradora da loteria Tele Sena), a Jequiti e a TV Alphaville. Seu patrimônio líquido foi estimado em 1,3 bilhão de dólares em 2013, sendo a única celebridade brasileira na lista de bilionários da revista Forbes. Em 2001, Silvio Santos foi homenageado pela escola de samba carioca Tradição.



SUCESSOS DO SBT















Umas das coisas mais interessantes que era feito pelo Silvio Santos, era a Parada do dia da criança, onde os artistas da TVS/SBT desfilavam em carro aberto, juntamente com muitas outras atrações.





Dentre a programação geral do SBT, algumas programações se tornaram a "cara" da emissora:

















As novelas também colaboraram com o sucesso de Silvio Santos e da sua emissora:













Muitos reclamavam que a programação da TVS/SBT não era de qualidade e que os programas mudavam de horário constantemente, mas até o errado deu certo! 





Quem não se lembra na época do regime militar, da semana do presidente, que passava nos intervalos da programação.





Silvio Santos, além de carismático, é um grande exemplo de um homem que batalhou muito e que através disso, alcançou o sucesso, parabéns!










2 comentários:

Anônimo disse...

ma ma ma oiiiiiiiiiiii!

Anônimo disse...

O Silvio teve oportunidades, mas também criou oportunidades, sendo que este último é um grande exemplo motivacional para aqueles que só sabem ficar dizendo que não tiveram oportunidades!

Publicidade

Publicidade

Postagens populares