AW-609685338 FORSALE : A DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUYA NO BRASIL

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

A DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUYA NO BRASIL

Resultado de imagem para mosquito aedes aegyptiNo Brasil está ocorrendo um surto de algumas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, e para aqueles quem não conhecem o País, saiba que tudo aqui é propicio para propagação, e devido a isto, existe uma certa "neurose" no ar, pois o que mais tem em todo lugar é pernilongo, e quando alguém é picado por algum deles, vem aquela preocupação seguida daquela pergunta: " Será que isso era um pernilongo ou um mosquito da dengue?". E não adianta ser rico ou ser pobre, pois o mosquito Aedes aegypti não faz acepção de pessoas, ao contrário de alguns seres humanos que acham que a cor do sangue do rico, do pobre, do negro ou do branco tem diferença, para o mosquito é tudo vermelhinho e saboroso! mas quem é, ou quem são esses mosquitos?
Esse mosquito pertence a família dos Aedes, e se desenvolvem em zonas tropicais e subtropicais, que é a característica do Brasil que possui clima quente e úmido.
Os mosquitos do gênero Aedes são importantes vetores de doenças. No Brasil, o Aedes aegypti é a espécie que merece maior atenção. Como exemplo de doenças provocadas por esse mosquito, podemos destacar a dengue, a chikungunya e a zika.
Resultado de imagem para mosquito aedes aegypti

Além de serem transmitidas pelo mesmo mosquito, a dengue, a chikungunya e a zika são doenças que apresentam alguns sintomas semelhantes, o que pode dificultar o diagnóstico. Entretanto, pequenas diferenças existem e podem ser usadas como critério para a diferenciação.

DENGUE
A dengue é, sem dúvidas, a doença mais grave quando comparada à chikungunya e à zika. Ela causa febre, dores no corpo, dores de cabeça e nos olhos, falta de ar, manchas na pele e indisposição. Em casos mais graves, a dengue pode provocar hemorragias, que, por sua vez, podem ocasionar óbito.

CHIKUNGUYA
A chikungunya também causa febre e dores no corpo, mas as dores concentram-se principalmente nas articulações. Na dengue, as dores são predominantemente musculares. Alguns sintomas da chikungunya duram em torno de duas semanas; todavia, as dores articulares podem permanecer por vários meses. Casos de morte são muito raros, mas a doença, em virtude da persistência da dor, afeta bastante a qualidade de vida do paciente.

ZIKA
A febre zika, que é a doença que causa os sintomas mais leves. Pacientes com essa enfermidade apresentam febre mais baixa que a da dengue e chikungunya, olhos avermelhados e coceira característica. Em virtude desses sintomas, muitas vezes a doença é confundida com alergia. Normalmente a zika não causa morte, e os sintomas não duram mais que sete dias. Vale frisar, no entanto, que a febre zika relaciona-se com uma síndrome neurológica que causa paralisia, a Síndrome de Guillain-Barré, e também com casos de microcefalia.
Resultado de imagem para microcefaliaO tratamento da dengue, chikungunya e zika é praticamente o mesmo, uma vez que não existem medicamentos específicos para nenhuma dessas enfermidades. Recomenda-se que o paciente, nos três casos, permaneça em repouso e beba bastante líquido. Alguns medicamentos são indicados para dor, mas não se deve fazer uso de remédios que contenham ácido acetilsalicílico, pois eles podem desencadear hemorragias.
O negócio é sério, mas ainda existem pessoas que insistem em não acreditar, e continuam a colaborar para que o mosquito se prolifere.
Não existem vacinas contra as doenças citadas no texto. Assim sendo, a melhor forma de prevenir-se é pela destruição dos locais propícios à multiplicação do mosquito Aedes, garantindo sempre que não haja acúmulo de água parada.


*crédito parcial para mundo educação

Nenhum comentário:

Publicidade

Publicidade

Postagens populares