A prevenção do Câncer de Próstata ainda é um tabu para muitos homens, e isso ocorre devido ao fato ao exame de prevenção, que para muitos homens, fere a honra masculina, mas esse pensamento "bloqueia" o entendimento do público masculino de que ferir a honra masculina, é o de não ter mais condições de ter uma vida sexual ativa. O tabu tem que ser "quebrado", e através disso, muitas vidas poderão ser salvas de uma das doenças mais tristes, pois consome o enfermo, bem como toda a sua família e amigos.
O que é o Câncer de Próstata?
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.
Estimativa de novos casos: 68.800 (2014)
Número de mortes: 13.772(2013)
A partir de qual idade o homem começa a fazer o exame preventivo?
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) lançou novas diretrizes para a realização do exame de próstata. Entre as recomendações está o aumento da idade para diagnóstico precoce do câncer de próstata: 45 anos para homens com casos da doença na família ou negros e 50 anos para os demais. Antes a recomendação era de, respectivamente, 40 e 45 anos.
“Essa mudança é uma tendência mundial. É baseada nos trabalhos científicos publicados nos últimos anos”, afirma o presidente da SBU, Aguinaldo Nardi. Segundo a entidade, a resolução também deve diminuir o excesso de diagnósticos de tumores pouco agressivos, que leva a tratamentos desnecessários.
O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de tumor e se ele é maligno. Em caso positivo, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para determinar o tamanho do tumor e a presença ou não de metástases.
Ter uma vida saudável é importante
Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
A prevenção é muito necessária, não deixe que a vergonha tire a sua vida , se você possui a idade recomendada pelos órgãos de saúde para fazer o exame preventivo, faça, e afaste essa doença da sua vida e da vida da sua família.